São Paulo, sábado, 05 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Material da Folha é igual ao visto por Dilma

Ministra afirma haver diferenças entre o fac-símile apresentado pelo jornal à Casa Civil e o documento que foi publicado

Segundo ela, planilha de gastos também foi alterada; a foto, porém, reproduz com fidelidade imagem extraída de computador da pasta

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Durante a entrevista que concedeu sobre o dossiê da Casa Civil, a ministra Dilma Rousseff afirmou que o fac-símile publicado pela Folha ontem e a cópia entregue à assessoria do Planalto na quinta-feira eram diferentes. O documento é exatamente o mesmo.
"Eu acho que hoje, com a publicação desse material na Folha, rui por terra a versão de que a Casa Civil fez um dossiê para chantagear ou para incriminar. Primeiro, porque ao expor a folha de rosto de um computador da Casa Civil, foi entregue para nós, ontem à noite, este fac-símile. Como vocês podem ver, esse fac-símile tem a parte relativa ao horário rasurado. O interessante é que esse mesmo fac-símile, ao ser publicado, não estava rasurado. A parte relativa ao horário estava apagada, deletada", disse ela.
Na quinta-feira, véspera da publicação da reportagem sobre como o dossiê foi gerado nos computadores do Palácio do Planalto, a Folha entregou à assessoria da Casa Civil fac-símiles da tela principal do arquivo em Excel, da tela de propriedades do arquivo e uma cópia das planilhas com gastos do governo passado em 2000.
Eram exatamente os três documentos que o jornal publicaria no dia seguinte.

Rasura
Da tela com as propriedades do arquivo constam dados como "autor" (PR, de Presidência da República), "salvo por" (Casa Civil), dias e horários em que o documento foi criado, salvo e impresso pela última vez. Para não revelar informações que levassem à identificação da fonte, a Folha rasurou os horários em que o arquivo foi salvo e impresso pela última vez.
A cópia com a rasura, feita à tinta, foi entregue à assessoria da Casa Civil. O mesmo documento foi publicado pela Folha no dia seguinte, mas a rasura foi substituída pela eliminação digital dos horários. Ao final da entrevista, Dilma disse que "ficamos muito intrigados pelo fato de ter essas duas versões, essa que nos foi entregue e essa que está no jornal". Não há nenhuma diferença entre o documento entregue à Casa Civil e o que foi publicado: em ambos o horário foi omitido.
Dilma disse também que o jornal mudou a planilha de gastos que publicou para ilustrar a reportagem. Na foto, porém, está reproduzida fielmente a imagem da tela extraída de computador da Casa Civil.


Texto Anterior: Dilma nega dossiê e cogita até invasão de computador
Próximo Texto: Saiba mais: Despesas de Dilma não estão em site da CGU
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.