São Paulo, domingo, 05 de maio de 2002

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Qualitativas definem rumo de campanhas

DA REPORTAGEM LOCAL

Enquanto a imprensa se ocupa da "corrida de cavalos" -como analistas se referem às oscilações de intenção de voto-, as campanhas se concentram em pesquisas qualitativas. Delas não se extraem números, mas sentimentos e opiniões sobre os candidatos e o país.
A técnica de "quali" mais usada é a de grupos de discussão. Reúnem-se pessoas -geralmente oito a dez- que debatem temas propostos por um moderador.
Segundo Marcos Coimbra, diretor do Vox Populi, os 18 grupos da amostra da pesquisa feita para Ciro Gomes representam cerca de 85% do eleitorado nacional.
O roteiro varia de acordo com os objetivos do levantamento. Avaliou-se a imagem de Ciro juntamente com a dos adversários, em comentários espontâneos, e depois por meio da exibição de vídeo com depoimentos dele.
"As "qualis" são entrevistas das quais se retiram consensos", define Coimbra.
Marqueteiros recomendam não exagerar seu poder. "Elas apenas indicam caminhos", diz Duda Mendonça. Mas são caminhos dos quais não se ousa fugir. Dos grupos saem palavras que estarão na boca dos candidatos. (RLP)



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