São Paulo, quarta-feira, 05 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2004

TRE prevê que eleitores tenham que enfrentar filas em São Paulo

Prazo para tirar título acaba hoje

DA REPORTAGEM LOCAL

Hoje é o último dia para tirar e transferir o título de eleitor. O horário de funcionamento dos cartórios eleitorais depende da Justiça Eleitoral local. Em São Paulo, por exemplo, os cartórios atenderão das 8h às 18h. Em Fortaleza e Salvador, estarão abertos até a meia-noite.
Como acontece na eleição, quem estiver na fila no horário de fechamento do cartório receberá uma senha e será atendido. O prazo para tirar e transferir o título de eleitor é improrrogável.
Os cartórios em todas as capitais de Estado e em muitas cidades do interior fizeram plantão no fim de semana. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo, cerca de 20 mil pessoas passaram pelos 42 cartórios da capital no sábado e no domingo. O TRE-SP prevê mais filas para hoje.
É obrigado a votar nas eleições municipais deste ano, em outubro, quem tem entre 18 e 70 anos de idade. O voto é facultativo para os analfabetos, os adolescentes com 16 e 17 anos e os idosos com mais de 70 anos.
Para tirar o título pela primeira vez ou transferi-lo (para outro município ou para outro bairro da mesma cidade), o próprio eleitor deve ir ao cartório da região onde mora e apresentar alguns documentos.
Quem precisa tirar a segunda via do documento pode ir ao cartório até dez dias antes da eleição.
O eleitor que teve o título cancelado por não ter votado nem justificado a ausência nas três últimas votações também tem até hoje para regularizar a situação. Nesse caso, tem que pagar uma multa de R$ 3,50 por turno.
Em São Paulo, informações como o endereço do cartório eleitoral mais próximo podem ser obtidas pelo telefone 0/xx/ 11/3277-1033. Os telefones da Justiça Eleitoral nos demais Estados estão no site do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.gov.br/tre/index.html).


Texto Anterior: Disputa federativa: Lula acusa governadores de fazer críticas "eleitoreiras"
Próximo Texto: Desespero: Outro homem tenta pôr fogo em si no Planalto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.