São Paulo, quinta-feira, 05 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC ataca pagamento de juros do governo Lula

MARTA SALOMON
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Ao comemorar a paternidade da Lei de Responsabilidade Fiscal, os tucanos, comandados pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, apontaram o crescente pagamento de juros pelo governo como o ponto mais crítico da administração Lula.
A resposta a essa tendência de aumento da conta dos juros seria também, segundo FHC, o principal desafio de quem disputar a sucessão presidencial de 2006.
"No debate da Lei de Responsabilidade Fiscal, sabe o que eles [os petistas] diziam? Que esse dinheiro era para pagar o FMI [Fundo Monetário Internacional]. Estavam errados. Agora o montante que se paga aos banqueiros cresce. Com tudo favorável na economia internacional, ainda vão arrumar argumentos para aumentar juros", disse FHC.
O discurso preparado pelos tucanos para o aniversário da LRF diz que os sucessivos superávits primários -economia destinada ao pagamento de juros- obtidos pelo governo Lula não bastam para mostrar compromisso com o equilíbrio das contas públicas.
"A Lei de Responsabilidade Fiscal está sendo confundida com a geração de superávits primários", discursou o prefeito de São Paulo, José Serra.


Texto Anterior: Rumo a 2006: Palocci faz mea-culpa por voto contra LRF
Próximo Texto: Gastos foram maiores na gestão do ex-presidente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.