São Paulo, segunda-feira, 05 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INVASÕES

Índios deixam obra de central hidrelétrica em Mato Grosso

HUDSON CORRÊA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

Cerca de 120 índios de etnias do Parque Nacional do Xingu (MT) deixaram ontem as obras da PCH (Pequena Central Hidrelétrica) de Paranatinga, invadidas por eles na última quinta. Líderes indígenas querem a demolição da PCH e ameaçam fazer nova invasão nesta sexta-feira.
A Polícia Militar informou que os índios levaram uma picape Mitsubishi L 200, computadores, aparelhos de DVD e comida dos alojamentos e da administração da empresa Paranatinga Energia. Eles não tocaram nas mais de mil bananas de dinamite guardadas na obra.
Anteontem os índios permitiram a saída de 200 funcionários da empresa e ontem desocuparam a PCH. Os líderes indígenas fizeram acordo com o Ministério Público Federal para negociar nesta semana com a empresa o fim do empreendimento.
A PCH começou a ser construída em 2005 em Campinápolis (a 565 km de Cuiabá). Há menos de um mês, a Justiça Federal mandou paralisar as obras.


Texto Anterior: Alckmin não fala de denúncia e diz que cabe a banco decidir sobre patrocínios
Próximo Texto: Toda mídia - Nelson de Sá: Gritando que nem louca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.