UOL

São Paulo, sábado, 05 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDITORIAL

O texto abaixo é a versão correta do editorial "À espera de ações". Por uma falha de montagem, o texto do editorial foi trocado em parte dos exemplares da edição de ontem.

À ESPERA DE AÇÕES

A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) apurou que os preços ao consumidor caíram
0,16% na cidade de São Paulo, no mês de junho. Esse resultado, o mais baixo registrado pela Fipe desde fevereiro de 2000, reflete o impacto, sobre os preços ao consumidor, das quedas anteriormente registradas no atacado. É mais uma evidência de que a inflação está em acentuada rota de queda, ao mesmo tempo em que a chamada economia real vai sendo submetida a forte desaceleração.
A perspectiva de que os ajustes de tarifas venham a elevar os índices nos próximos meses não justifica temores quanto à tendência de mais longo prazo da inflação. De fato, as projeções -tanto as do Banco Central como as do mercado- indicam que a evolução dos preços vai convergindo consistentemente para o cumprimento das metas estabelecidas para 2004.
O que gera apreensão é o fato de que, a despeito da queda dos preços e dos indicadores alarmantes de desemprego e estagnação, o BC venha a insistir em reduzir a conta-gotas a taxa básica de juros. O corte de meio ponto percentual efetivado em junho não teve nenhum efeito prático sobre a atividade econômica. As taxas cobradas no crédito a empresas e consumidores continuam elevadíssimas. Com a inflação em queda, verifica-se, na realidade, um aumento na chamada taxa real de juros.
A queda da atividade industrial é de tal ordem que uma sinalização excessivamente conservadora do BC poderá gerar novas ondas de demissões, com agravamento do quadro de restrições a que está submetida a economia real.
Não basta, portanto, que o governo atue simplesmente com discursos ou crie fatos políticos para tentar influenciar as expectativas. É preciso que as palavras passem a ser convertidas em ações. Será com base nelas que os agentes econômicos tomarão suas decisões.


Texto Anterior: Reintegração é suspensa em PE, mas juiz proíbe volta de sem-terra

Próximo Texto: Rio x União: Rosinha conclama população a fechar rodovia contra Lula
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.