São Paulo, quinta-feira, 05 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aliados lamentam decisão e membros do Conselho de Ética se dizem aliviados

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Mesmo com um plenário vazio e já sendo esperada, a renúncia de Joaquim Roriz causou impacto na Casa. Correligionários lamentaram a decisão, enquanto integrantes do Conselho de Ética afirmaram estar aliviados.
"Eu me sinto aliviado, como membro do Conselho de Ética, por não ter que me debruçar sobre mais esse assunto", disse o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM). Ele minimizou os ataques de Roriz, que se queixou da falta de apoio no Senado. "Isso deve ser colocado mais na conta de desabafo."
Integrante do partido que fez a representação contra Roriz, José Nery (PSOL-PA), disse que estava constrangido. "Não houve qualquer prejulgamento. Ele preferiu renunciar, não confiou na investigação que seria feita, em que teria amplo direito de defesa. Não deixa de nos causar constrangimento."
Adversário histórico de Roriz, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) preferiu não comentar a renúncia. "Não fico alegre nesses momentos."
Responsável pela leitura da carta de renúncia, Mão Santa (PMDB-PI) lamentou a tarefa. "Lamento ter de lê-lo, lamento e sofro, como vai lamentar e sofrer o povo pobre de Brasília."
Aliado de Roriz, Wellington Salgado (PMDB-MG) criticou o Senado. "A Justiça vai julgá-lo com todos os direitos que ele tem, direitos que talvez nós não déssemos a ele nesta Casa, pois o conselho não sabe julgar porque não foi treinado para isso."
Roriz ligou para o senador Mão Santa pedindo que a sessão não fosse encerrada antes que sua carta de renúncia chegasse. Na presidência dos trabalhos, o senador Gilvam Borges (PMDB-AP) prorrogou o tempo destinado ao discurso do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que falou durante 36 minutos sobre o renda mínima, em debate com Salgado. Essa é a principal bandeira política do petista. (FERNANDA KRAKOVICS)


Texto Anterior: Roriz renuncia ao Senado e evita processo de cassação
Próximo Texto: Janio de Freitas: Diplomacia aérea
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.