São Paulo, quinta-feira, 05 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JUDICIÁRIO

Candidata de oposição vira presidente de TRT paulista

LILIAN CHRISTOFOLETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Após uma eleição acirrada, a juíza Dora Vaz Treviño, 63, foi eleita ontem a presidente do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 2ª Região, em São Paulo. Ela ganhou em segundo turno e com a diferença de apenas um voto em relação ao juiz Antônio José Teixeira de Carvalho, 64.
Dora, que é candidata da oposição, deverá tomar posse no dia 15 do próximo mês, quando irá suceder no comando do tribunal a atual presidente, a juíza Maria Aparecida Pellegrina.
O órgão ficou conhecido pelo desvio, antes da atual gestão, de R$ 196,5 milhões da construção do fórum trabalhista de São Paulo, no qual estava envolvido o juiz aposentado Nicolau dos Santos Neto, ex-presidente do tribunal.
Condenado em primeira instância, Santos Neto cumpre hoje prisão domiciliar. O prédio foi concluído. Recentemente, o Ministério Público Federal abriu investigações para apurar a legalidade de licitações firmadas pela atual gestão -que nega a existência de irregularidades.
No primeiro turno da eleição de ontem, Dora obteve 31 votos contra os 29 de Carvalho. No entanto, de acordo com o estatuto do tribunal, o candidato deve alcançar nessa fase pelo menos 50% do número de juízes do órgão (são 64 vagas, das quais três não estão preenchidas). No segundo turno, Dora obteve 30 votos, Carvalho manteve os 29.
A presidente eleita atuou como advogada cível e trabalhista na cidade de Santos, onde nasceu, e em São Paulo. Em 1970, passou em concurso público para Procuradora do Estado de São Paulo, função que ocupou até junho de 1973.
Em 1992, Dora tomou posse como juíza do TRT. Atualmente, ela é a vice-presidente administrativa do tribunal. A presidente eleita disse ontem que terá como prioridade em sua gestão a valorização dos funcionários: "O TRT já gastou muito dinheiro com o prédio. Agora está na hora de investir nas pessoas que trabalham aqui".


Texto Anterior: Flamarion sofre revés ao buscar apoio no Planalto
Próximo Texto: Servidores: Em ação, OAB pede o fim da greve da Justiça
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.