São Paulo, terça-feira, 05 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anistia cobra plano nacional contra violência

FÁBIO VICTOR
DA REPORTAGEM LOCAL

Em um vídeo e uma carta enviados aos candidatos a presidente e a governador, material a ser tornado público hoje, a Anistia Internacional cobra medidas para solucionar a crise de segurança pública por que passa o Brasil.
O filme traz imagens e depoimentos de vítimas da violência policial em comunidades pobres mas também mostra a situação de abandono da polícia e afirma que "o sistema de Justiça criminal está à beira de um colapso".
A organização britânica de defesa dos direitos humanos pede que o próximo governo execute um Plano de Ação Nacional com três pilares: policiamento baseado nos direitos humanos, um programa para reduzir os homicídios policiais e o reforço no controle de armas.
Na carta, a secretária-geral da Anistia, Irene Khan, diz que, em visita ao Brasil em 2003, "políticos de todos os partidos e níveis de governo" lhe garantiram que segurança pública era prioridade. "Desde então, uma série de acontecimentos enfatizou o fracasso no cumprimento das promessas."
Khan cita a chacina na Baixada Fluminense, a operação do Exército para reaver armas roubadas e os ataques do PCC.

Leia a carta da Anistia Internacional www.folha.com.br/062421

Texto Anterior: Eleições 2006/Campanha: Ibope mostra estabilidade e vitória no 1º turno de Serra
Próximo Texto: Central de favelas e PT assumem custos de viagens de militantes a ato de campanha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.