São Paulo, terça-feira, 05 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOS ESTADOS

MINAS GERAIS

VÍDEO NA INTERNET CULPA GOVERNO AÉCIO POR DEMISSÃO DE CINCO JORNALISTAS
A suposta atuação do governo Aécio Neves (PSDB), candidato à reeleição, para cercear a liberdade de imprensa em Minas Gerais gerou uma guerra de versões na internet.
A briga opõe os vídeos "Liberdade, essa palavra", projeto final do curso de jornalismo da Universidade Federal de Minas Gerais de Marcelo Baêta, e "Liberdade de Imprensa em Minas", produzido pela campanha de Aécio.
O vídeo de Baêta trata de cinco demissões de jornalistas entre 2003 e 2004 que teriam sido causadas por pressões do governo Aécio.
Ouvidos por Baêta, o ex-diretor de jornalismo da TV Globo Minas Marco Nascimento, o ex-editor do "Estado de Minas" Ugo Braga e os apresentadores Ulisses Magnus (ex-TV Minas) e Paulo Sérgio (ex-Rádio Itatiaia) relacionam suas demissões com a veiculação de informações que teriam desagradado o governo. Nascimento relata reclamações contra uma reportagem feitas pela irmã de Aécio, a jornalista Andrea Neves.
O caso do radialista Jorge Kajuru -demitido da TV Bandeirantes após transmissão em que criticou o governo mineiro- também é citado.
Em 30 de agosto, o site do PT nacional publicou notícia sobre o vídeo de Baêta. No mesmo dia, o site do PSDB nacional classificou o vídeo de Baêta como "falsificação com fins eleitoreiros".
O vídeo "Liberdade de Imprensa em Minas" ouve novamente Nascimento e Braga, que negam responsabilidade do governo pelas demissões.
À Folha Nascimento disse que, de fato, atribui sua demissão a uma decisão da Globo, mas que reiterava tudo o que disse a Baêta.
Baêta disse não ter vinculação político-partidária. Informou que o PT o procurou, mas que ele desautorizou o uso do vídeo. Disse ainda que o vídeo foi colocado no YouTube sem sua autorização.

NA INTERNET - Veja "Liberdade, Essa Palavra" (www.youtube.com/watch?v=UqEimw CupsQ&NR) e "Liberdade de Imprensa em Minas" (www.youtube.com/watch? v=rkhBSX y9s64)

Texto Anterior: Eleições 2006/Estados: Universal faz de cerimônia no Rio um ato pró-Crivella
Próximo Texto: Pará: Candidata cai e quebra a perna
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.