São Paulo, sábado, 05 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Agora é Lula!

GUIDO MANTEGA

O próximo presidente da República brasileira terá pela frente um grande desafio logo nos primeiros dias de governo. Desarmar a turbulência e a intranqüilidade que tiram o sono dos brasileiros e recolocar o país nos trilhos do desenvolvimento econômico e social. Na situação atual de alta temperatura e pressão é preciso um líder que tenha coragem e serenidade para enfrentar e mudar o rumo da economia brasileira, somando esforços. Deve estimular a produção e a modernização e impedir que o país continue à mercê dos especuladores, que se aproveitam da fraqueza momentânea da economia brasileira. Um país do tamanho do Brasil não pode mais ficar estagnado com taxas elevadas de desemprego.
Felizmente é nos momentos mais difíceis que surgem líderes capazes de mudar a história. No meio da depressão dos anos 30, o povo americano elegeu o candidato de oposição Franklin Roosevelt, que remou contra a maré, venceu a luta contra a miséria e implantou nos Estados Unidos o Estado de Bem-Estar Social. Nos anos 50, Juscelino Kubitschek comandou a industrialização do país, unindo os interesses dos trabalhadores, do empresariado industrial, da classe média e mesmo do capital estrangeiro num mesmo projeto nacional.
Hoje é Lula quem personifica um projeto de mudanças e reconstrução nacional, capaz de recompor uma nação fracionada e dispersa. Lula é o único que soma e capaz de articular um grande projeto nacional, negociado e encampado pela maioria da população brasileira.
Não basta ter um projeto bem-feito para vencer essas enormes dificuldades. É preciso ter o personagem que o encarne, que saiba pô-lo em prática por sua longa experiência de articulador político, de conciliador de interesses contraditórios, de aglutinador de forças políticas. Lula não só organizou o sindicato e a central sindical mais importantes da América Latina como comandou a fundação e consolidação de um dos partidos mais influentes do país. Hoje ele lidera governadores, prefeitos, senadores, deputados, além de profissionais e intelectuais de várias áreas de conhecimento, na condução de governos estaduais e municipais ou na elaboração de projetos e encaminhamento de soluções por esse Brasil afora. Sindicalistas, empresários e membros da sociedade civil tem aderido à sua candidatura, reconhecendo as potencialidades.
Além da sua capacidade de motivar homens e mulheres, Lula tem uma qualidade rara em nossos políticos, que é faculdade de ouvir e implementar ações em conjunto. Certamente existem muitos brasileiros talentosos no país. Mas falta alguém com a liderança capaz de mobilizar todos esses talentos em favor da construção de uma nação.
Mais importante do que tudo isso, no entanto, é o compromisso e a habilidade que Lula e seus partidários desenvolveram no enfrentamento da corrupção e na resolução dos problemas sociais do país. O desemprego, a miséria, a violência, o desvio de verbas públicas e a injustiça sofrerão uma luta sem tréguas sob o comando de Lula na Presidência da República. É por tudo isso que Lula é o timoneiro mais qualificado para tirar o país do mar revolto e conduzi-lo com segurança ao seu grande destino.


Guido Mantega é assessor econômico de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e professor da Fundação Getúlio Vargas



Texto Anterior: Entrevista: Especialista vê aliança PT-PSDB em governo Lula
Próximo Texto: Choque de credibilidade com Serra
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.