UOL

São Paulo, domingo, 05 de outubro de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Lugar na biblioteca
O Planalto pediu aos ministros que respondam longo questionário sobre as ações em curso em suas pastas. As informações servirão para abastecer um projeto de documentação do governo Lula intitulado "O Brasil Mudou - Registro à História".

Anos dourados
Vídeos e material publicitário deverão ser produzidos para enaltecer os feitos de Lula. O projeto de documentação fala em registrar "o antes, o durante e o depois". Não se sabe ainda se os efeitos das altas taxas de juros e do ajuste fiscal serão retratados no "Brasil Mudou".

Se vira nos 30
Os ministros estão sendo chamados para uma sabatina no Planalto com o núcleo duro do governo: Lula, José Dirceu, Antonio Palocci, Luiz Gushiken e Luiz Dulci. Às vésperas da reforma ministerial, o Planalto quer avaliar a criatividade de cada um no cargo. Só não vale viagem para evento religioso na Argentina.

Ironia tucana
De passagem rápida pelo Brasil, FHC tem perguntado aos amigos, em tom de surpresa: "Já está definido que José Serra vai ser o presidente do PSDB?".

Dia seguinte
Vítima dos mesmos métodos de convencimento que usou nos anos FHC, o PSDB saiu do troca-troca partidário na Câmara dos Deputados menor do que o PT oposicionista de 2002.

Caneta estadual
Em Goiás, Marconi Perillo conseguiu vingar o PSDB, após o troca-troca partidário. A mando do governador, 23 dos 32 prefeitos do PFL no Estado deixaram o partido na última semana. Motivo: o pefelismo lançou candidato forte em Goiânia.

Nem sempre dá certo
O Planalto está inconsolado. Airton Soares, indicado por Lula para o conselho da Infraero, está auxiliando William Dib, prefeito de São Bernardo do Campo, cidade onde o presidente mora. O problema é que Dib é do PSB e tentará a reeleição contra o companheiro Vicentinho (PT).

O escolhido
A cúpula do PT já decidiu. O próximo líder do partido na Câmara dos Deputados será Arlindo Chinaglia, de São Paulo.

Trincheiras na fronteira
O comandante militar da Amazônia, general Cláudio de Figueiredo, pediu a presença de mais 3.000 militares na região. A fim de tentar coibir a infiltração no território brasileiro de guerrilheiros colombianos das Farc.

Em ação
Segundo o Exército, há atualmente 5.000 homens patrulhando a área de fronteira do Brasil com a Colômbia. O pedido de aumento da quantidade de militares na região foi feito pelo general Cláudio de Figueiredo em depoimento na Comissão de Relações Exteriores da Câmara.

Investigação
A Procuradoria da República de Guarulhos instaurou uma representação criminal para apurar o incidente no aeroporto de Cumbica que envolveu agentes da Polícia Federal e o auditor da Receita Federal Antônio de Souza Coelho -que teria sido, inclusive, ameaçado de morte.

Área de risco
Arthur Virgílio (AM), líder do PSDB no Senado, teve quatro barras de cereal furtadas durante sessão da Comissão de Constituição e Justiça da Casa. O senador, desde então, não tira o lanche do bolso por nada.

Sentir no bolso
A Itaipu Binacional cortará 6,05% dos seus gastos com custeio e manutenção no Orçamento de 2004 (de US$ 248 mi para US$ 233 mi). O corte foi aprovado por diretores brasileiros e paraguaios. A verba economizada será utilizada para estabilizar as tarifas de energia elétrica.

TIROTEIO

De Germano Rigotto (PMDB), governador do Rio Grande do Sul, sobre o fatiamento da reforma tributária:
-Aprovar o que interessa ao governo federal agora e deixar o resto para um ano eleitoral é um verdadeiro crime contra os Estados.

CONTRAPONTO

Reduto eleitoral

Ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) conversavam dias atrás sobre os preparativos para as eleições de 2004.
Em uma brincadeira mórbida, discutiam quais eram seus "mortinhos" preferidos -título que eles dão a personagens famosos da história que aparecem nas urnas eletrônicas em simulações feitas em escolas e áreas públicas, para ensinar cidadãos a usar o equipamento.
Estão escalados para 2004 Clara Nunes, Cazuza, Pixinguinha, Vinicius de Moraes, Machado de Assis e Cartola, entre outros.
O ministro Carlos Velloso, mineiro de Entre Rios, arriscou:
-Acho que meu conterrâneo Carlos Drummond de Andrade vai, novamente, receber mais votos nas simulações.
O ministro Peçanha Martins, natural da Bahia, reagiu:
-Protesto! Só voto no Drummond se colocarem um vice baiano, como o Ruy Barbosa!


Próximo Texto: Cidadã revista: FHC defende novo "pacto constitucional" em 2007
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.