São Paulo, domingo, 05 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PONTAL

Região vê duelos e coligações entre ruralistas e sem-terra

COLABORAÇÃO PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM PRESIDENTE PRUDENTE

No Pontal do Paranapanema (oeste de São Paulo), nove cidades -que, juntas, foram palco de 40,4% das invasões de fazenda nos últimos cinco anos no Estado- vêem um duelo de 38 candidatos ligados a grupos de sem-terra e 31 da classe ruralista nas eleições deste ano.
Membros do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e de siglas lideradas por José Rainha Júnior, afastado do grupo que ajudou a fundar, apóiam 11 candidatos a prefeito e 27 postulantes ao Legislativo. Já os fazendeiros apostam em 12 chapas majoritárias e 29 candidatos a vereador.
Há municípios em que coligações unem partidos aliados tanto de sem-terra como de fazendeiros.
Em Sandovalina, base histórica do MST, o diretor da UDR (União Democrática Ruralista), Tiago Jacintho Toledo César (PP), é candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Josimar Laureano Antunes (PTB), cuja coligação conta ainda com PSB, PMDB e PT -sigla esta que abriga pequenos agricultores ligados ao MST.
Em Presidente Prudente, o PT se uniu com partidos liderados por seu adversário histórico e expressivo líder ruralista, o prefeito afastado Agripino Lima (PTB).
Em Presidente Venceslau, a chapa de Osvaldo Mello (PT) tem como vice João Roberto Coelho (PTB), de família de pecuaristas.
(CRISTIANO MACHADO)


Texto Anterior: Grande SP: PT é favorito nos municípios da Grande SP
Próximo Texto: Campinas: Lula, FHC, Aécio e Ciro Gomes pedem votos em Campinas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.