São Paulo, domingo, 05 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GRANDE SP

PT é favorito nos municípios da Grande SP

Partido lidera nas cidades mais ricas e com mais de 100 mil eleitores; dos 16 maiores municípios, deve ganhar em dez

Oposição em Carapicuíba, Mauá e São Bernardo do Campo, petistas podem perder em Barueri, Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba

ADRIANO CEOLIN
EM SÃO BERNARDO DO CAMPO

Na Grande São Paulo, o PT é hoje favorito para vencer nos municípios mais ricos e com mais de 100 mil eleitores. Entre as 16 maiores cidades da região, o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece com chances de sair vitorioso em dez. Em sete delas, tenta se manter no poder com candidatos à reeleição ou com políticos apoiados pelos respectivos atuais prefeitos.
Das dez cidades mais ricas da Grande São Paulo, o PT deve ser derrotado em três: Mogi das Cruzes, pelo DEM; Barueri, pelo PMDB; e Itaquaquecetuba, pelo PR. Respectivamente, nos dois últimos casos, os atuais prefeitos Rubens Furlan e Armando da Farmácia são candidatos à reeleição.
Em Mauá, Carapicuíba e São Bernardo do Campo, o PT disputa como oposicionista. Nos três municípios, tem chances de vitória em primeiro turno. Em São Bernardo, o êxito teria um gosto especial por se tratar da cidade onde o presidente Lula tem residência e vota.
Desde 1996, o maior município do ABC paulista não vivencia uma eleição tão disputada. O PT só venceu em São Bernardo uma vez, em 1988. Neste ano o candidato do PT, Luiz Marinho, começou a corrida eleitoral em terceiro lugar, mas chega à reta final como favorito.
Seu principal adversário é o deputado estadual Orlando Morando (PSDB), que conta com o apoio do atual prefeito, Willian Dib (PSB). Até meados de agosto, o tucano aparecia na frente nas pesquisas, mas foi superado pelo candidato do PT.
Há três semanas, o coordenador-geral da campanha de Marinho, Tarcísio Secoli, duvidava de que a disputa pudesse se encerrar em primeiro turno. "Só se eles [os tucanos] errarem tudo", disse. Ontem, ele fez outra avaliação. "Eles erraram muito. Acho que vamos ganhar neste domingo mesmo", disse Secoli.
Ainda no Grande ABC, o PT pode vencer em primeiro turno em Santo André, onde o deputado estadual Vanderlei Siraque tenta manter a hegemonia do partido. Nos últimos 20 anos, o PT só ficou fora da prefeitura entre 1993 e 1996.
Os adversários de Siraque são Aidan Ravin (PTB), Raimundo Salles (DEM) e Newton Brandão (PSDB). O candidato petista afirmou anteontem que não deve haver segundo turno.
Em São Caetano do Sul, cidade com o maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país, o prefeito Auricchio Júnior (PTB) já falava como reeleito na sexta. Segundo pesquisas locais, ele deve vencer com mais de 70% de votos válidos.
Conhecida como "cidade vermelha" por ser desde a década de 90 governada por petistas ou ex-petistas, Diadema assiste a outra eleição disputada. Mas desta vez o deputado estadual Mário Reali (PT) tem leve favoritismo frente a José Augusto (PSDB) -ex-prefeito pelo PT.
Guarulhos é outro município cuja eleição pode ser definida no primeiro turno. Com o apoio do atual prefeito, Eloi Pietá (PT), o candidato petista Sebastião Almeida tenta superar Jovino Cândido (PV).
No dia 27 de setembro, Lula esteve em Guarulhos e depois em Osasco, município em que o atual prefeito, Emídio de Souza (PT), também pode vencer no primeiro turno.
No entanto tem dois ex-prefeitos como adversários: Celso Giglio (PSDB) e Francisco Rossi (PMDB).


Texto Anterior: Maioria da população não está representada por vereadores
Próximo Texto: Pontal: Região vê duelos e coligações entre ruralistas e sem-terra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.