São Paulo, domingo, 05 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RIO DE JANEIRO

Gabeira e Crivella têm chance de ir ao 2º turno

O candidato do PMDB, Eduardo Paes, lidera com 33% dos votos válidos; adversário do 2º turno segue indefinido

Em um mês candidato verde cresceu dez pontos, e senador do PRB perdeu sete, mas os dois continuam empatados tecnicamente

DA SUCURSAL DO RIO

O candidato do PMDB à Prefeitura do Rio, Eduardo Paes, chega ao dia da eleição com 33% dos votos válidos (excluindo indecisos, brancos e nulos) -13 pontos a mais em relação ao adversário mais próximo.
Pesquisa Datafolha mostra que o candidato do PV Fernando Gabeira atingiu 20% dos votos válidos -estando em linha ascendente há um mês, período em que cresceu dez pontos- e ultrapassou Marcelo Crivella (PRB), que aparece com 19% dos votos válidos.
Os dois candidatos continuam tecnicamente empatados em segundo lugar. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, a vaga para enfrentar Paes sairá de uma disputa apertada. Gabeira pode ter entre 18% e 22% dos votos. Crivella pode ter entre 17% e 21%. Mas Crivella perdeu sete pontos em um mês.
Na comparação com o levantamento anterior, Gabeira oscilou um ponto para cima (passou de 19% para 20% dos válidos), e Crivella, dois para baixo (foi de 21% para 19%). Paes manteve-se com 33%.
Um dado importante é o percentual de eleitores que conhecem o número do candidato em que pretendem votar -56% dos ouvidos disseram corretamente o número de seu candidato, mas a taxa de conhecimento é maior entre os eleitores de Paes e Crivella (63% cada um) que os de Gabeira (54%).
Nas simulações de segundo turno, Paes bateria Gabeira por 52% a 36% e venceria Crivella por 56% a 29%.
A pesquisa Datafolha em parceria com a Rede Globo foi feita ontem e anteontem, tendo sido ouvidos 2.017 eleitores. O registro no TRE é o RPE 42/ 2008.


Texto Anterior: São José dos Campos: Petista e tucano devem ir para o segundo turno
Próximo Texto: Eduardo Paes, favorito no Rio, foi quem mais fez promessas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.