São Paulo, domingo, 05 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vitória de Lacerda significa volta do PSDB ao poder 16 anos após fracasso de Aécio

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O PSDB do governador de Minas Gerais poderá pôr os pés novamente na Prefeitura de Belo Horizonte 16 anos após fracassar com o próprio Aécio Neves, na eleição de 1992.
A diferença é que -após anos de domínio petista, que não se encerrará com eventual vitória de Marcio Lacerda (PSB)- o retorno tucano será pela via informal e com a concessão da ampla maioria do PT da capital mineira, que compõe a chapa com o candidato socialista.
Há 16 anos, Aécio foi derrotado na disputa pela prefeitura sem passar para o segundo turno. Teve apenas 15% dos votos válidos e viu o hoje ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) tomar do PSDB a administração municipal. Aécio era o candidato oficial e defendia a gestão do hoje senador Eduardo Azeredo.
Aquela derrota permitiu ao PT se consolidar na administração da cidade, enquanto os tucanos prosperaram no governo do Estado -três gestões desde 1995. Mas, mesmo no comando do Estado, o PSDB não conseguiu influir na disputa de Belo Horizonte. Perdeu todas.
A volta agora pode ocorrer porque o prefeito petista Fernando Pimentel e Aécio se uniram por uma "parceria administrativa em benefício da população". A união se deu em torno de um partido aliado do PT na prefeitura e do PSDB no governo estadual.
Pimentel tenta assim se cacifar para concorrer ao governo mineiro em 2010, mas terá que disputar espaço com Patrus, influente no PT mineiro e refratário ao entendimento do prefeito com o governador.
E Aécio busca reforçar sua imagem de conciliador capaz de compor até com o PT, o maior rival do PSDB no cenário nacional. Tenta, assim, ter chances na disputa interna pela indicação à disputa presidencial, em 2010 -o favorito é o governador de SP, José Serra.
A aliança foi o tema central da campanha e bastante criticada pelos adversários, que viram nela um atropelo a eles e ao PT, o que Aécio refuta.
(PAULO PEIXOTO)


Texto Anterior: Lacerda cai 5 pontos e Quintão sobe 8; chance de 2º turno aumenta
Próximo Texto: Cuiabá: Empresário ligado a Blairo já sonha com o segundo turno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.