São Paulo, domingo, 05 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eventual vitória de Costa ainda pode ser anulada

DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

O PT pode conquistar hoje, no primeiro turno, inédito terceiro mandato seguido na Prefeitura de Recife, com a candidatura sub judice do deputado João da Costa.
O partido administra a cidade desde 2001, com o prefeito reeleito João Paulo. Neste ano, a sigla disputa a eleição contra seis candidatos. Mendonça (DEM) é quem aparece com chances de ir ao segundo turno.
Há dois meses o democrata polariza a disputa com o petista. Nos últimos dez dias, os ânimos se acirraram, após a Justiça Eleitoral cassar o registro de João da Costa, por uso da máquina pública. O petista recorreu e se mantém como candidato. Seus adversários passaram a concentrar suas campanhas na divulgação da sentença.
Costa reagiu dizendo que a decisão judicial não é definitiva, e que as acusações não envolvem seu nome, e sim o de servidores que utilizaram computadores da prefeitura para divulgar sua campanha.
Na reta final, o petista exibiu um vídeo de Lula pedindo aos eleitores que não se deixassem levar "por denúncias de época de eleição".
A disposição do PT em evitar o segundo turno tem dois motivos: o primeiro é a certeza da união dos principais adversários em torno de Mendonça. O segundo é o provável julgamento do recurso contra a cassação do petista pelo TRE antes de nova votação. O processo está nas mãos da juíza Margarida Cantarelli. Ex-filiada ao então PFL e ligada ao senador Marco Maciel (DEM-PE), ela já ocupou cargos públicos em administrações do PFL e disputou, em 1986, uma vaga no Senado. (FG)


Texto Anterior: Recife: Petista confirma liderança e pode vencer hoje
Próximo Texto: Florianópolis: Prefeito acusado pela PF lidera a corrida eleitoral
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.