São Paulo, sexta-feira, 05 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERFIL

Eleito senador em 1998, vice é dono da Coteminas

DA REDAÇÃO

O vice-presidente José Alencar, 73, é proprietário da Coteminas, uma das maiores empresas têxteis no país. Ex-presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais e ex-vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria, foi eleito senador em 1998 pelo PMDB de Minas Gerais com 2,9 milhões de votos (48,19%).
No Senado, Alencar criticou a política econômica de Fernando Henrique Cardoso ("entregamos nosso mercado de forma absolutamente inconseqüente e até irresponsável") e suas privatizações ("nestes sete anos não houve investimento em infra-estrutura, houve privatizações de grande parte das coisas feitas pelo Estado, a carga tributária cresceu 40% e a dívida triplicou").
Nacionalista, aceitou o convite de Luiz Inácio Lula da Silva para integrar sua chapa à Presidência. Em 2001, entrou no PL, pelo qual saiu candidato a vice-presidente na chapa de Lula -sinalizando a aproximação do petista com o empresariado.
A partir de abril de 2003, passou a defender de forma insistente a redução da taxa básica de juros: "O Brasil está encabrestado com essa taxa de juros despropositada". Segundo ele, a redução era necessária para promover o desenvolvimento nacional.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Lula manteve a nomeação em segredo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.