São Paulo, quinta-feira, 05 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dirceu pede que FHC ajude Itamar

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do PT e virtual chefe da Casa Civil do governo Luiz Inácio Lula da Silva, deputado José Dirceu, reuniu-se anteontem à noite com o presidente Fernando Henrique Cardoso para pedir ajuda na aprovação do Orçamento de 2003 e para tentar resolver o imbróglio criado pelo governador de Minas, Itamar Franco (sem partido).
Por imbróglio Itamar, leia-se: apesar do temor do impacto fiscal ruim nas contas públicas, o PT endossará a edição de uma MP (medida provisória) para ressarcir gastos do governo de Minas Gerais com a manutenção de rodovias federais.
Itamar tem a promessa de receber R$ 550 milhões para pagar o salário atrasado dos servidores públicos mineiros.
Como não pode ser feita uma medida provisória só para o governador mineiro, haverá a possibilidade de outros Estados receberem o benefício, mas as regras serão rígidas, a fim de ganhar tempo para além de 2003 e de diminuir o eventual débito.
Apesar de o coordenador da equipe de transição e virtual ministro da Fazenda, Antônio Palocci Filho, continuar com um discurso duro em relação a eventuais gastos sem receita, Dirceu disse a Fernando Henrique Cardoso que o PT bancaria a MP.

Encontros secretos
Na semana passada, houve uma crise que precisou ser administrada pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, porque Itamar Franco atacou FHC e Palocci -este barrou no bastidor a edição da MP na semana passada. A Casa Civil, então, passou a fazer as mudanças restritivas pedidas por Palocci.
Desde a eleição, Dirceu e FHC têm encontros secretos. Segundo a Folha apurou, Dirceu deseja que FHC dobre resistências de sua base no Congresso à votação da MP 66 (a chamada minirreforma tributária). Isso facilitará a aprovação do Orçamento.
Dirceu reafirmou o compromisso que Lula assumiu com FHC de levar o PT a apoiar o foro privilegiado para ex-autoridades.
A prerrogativa interessa ao presidente, que continuaria a responder a processos nas instâncias superiores.
(KENNEDY ALENCAR)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Secretária pede que Lula não descarte cadastro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.