São Paulo, sábado, 05 de dezembro de 2009

Próximo Texto | Índice

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

Escalada

A cinco dias da exibição do programa do PT, entram no ar hoje três comerciais concebidos para enfatizar a importância de dar prosseguimento às realizações do governo e trabalhar a ideia da intimidade presidente-candidata. Em um deles, Lula apresenta o projeto da Consolidação das Leis Sociais como elemento garantidor das conquistas. Mas "a maior garantia", diz, será dada pelo eleitor, mantendo o país "no rumo certo".
Em outro, ele aparece com Dilma falando de um país melhor "para todos os brasileiros". "E para todas as brasileiras", ela completa. No terceiro, Dilma surge na cabeceira de uma mesa de reunião com colegas petistas: "É uma honra coordenar o ministério." Na fala final da inserção, a senha da continuidade: "O presidente Lula nos ensinou o caminho".




Formato.
O jogral está em alta na propaganda partidária. A dobradinha Lula-Dilma foi precedida pela troca de elogios entre José Serra e Aécio Neves no programa do PSDB, levado ao ar anteontem.

Curto.Minientrevista com Dilma em Bruxelas sobre o Arrudagate. Muda alguma coisa? “Muda para o DEM”.

Know-how.O deputado distrital Leonardo Prudente (DEM), que ganhou fama com o vídeo em que aparece escondendo dinheiro de propina nas meias, foi escolhido recentemente tesoureiro do Colégio de Presidentes das Assembleias Legislativas.

Bom velhinho.Símbolo do escândalo brasiliense, os panetones não são novidade na vida de Prudente, que todo Natal costuma oferecê-los em quantidade a seus vizinhos num bairro nobre da capital.

Janela...Reunidos em almoço, Cristovam Buarque (PDT) e Agnelo Queiroz (PT) fizeram ontem uma avaliação do Arrudagate. Saíram da mesa com o discurso de que existe uma “chance histórica” de a esquerda recuperar o governo do DF, mas que, se os partidos forem divididos à disputa em 2010, o troféu acabará com Joaquim Roriz (PSC).

...de oportunidade.Até poucos dias antes de estourar o escândalo, Cristovam não descartava firmar aliança com Arruda para garantir sua reeleição ao Senado.

Água fria. As cenas de corrupção explícita envolvendo a Câmara do DF atrapalham os planos do ex-diretor-geral do Senado Agaciel Maia. Sobrevivente do escândalo anterior na capital, ele preparava candidatura a deputado distrital.

Ficha limpa 1. Até ontem, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral contava 200 mil novas assinaturas -que se somam a 1,3 milhão da primeira temporada de coleta- para levar a Brasília nesta quarta, Dia Internacional contra a Corrupção.

Ficha limpa 2. Durante dois dias, integrantes do movimento se reunirão com líderes partidários para pressionar a Câmara a votar projeto de iniciativa popular que barra a candidatura de quem tem condenação judicial, mesmo que em primeira instância.

Marido zeloso. O deputado Alexandre Santos (PMDB-RJ) apresentou emenda ao Orçamento, no valor de R$ 1 milhão, beneficiando o Instituto de Pesos e Medidas do Rio de Janeiro, presidido por sua mulher, Soraya Santos.

Pavio. Francisco Rossi registra hoje sua candidatura ao governo de SP. É uma resposta do PMDB pró-Dilma à movimentação de Orestes Quércia para lançar Roberto Requião (PR) à Presidência.

Para dois. O senador Renan Calheiros e o ex-ministro José Dirceu almoçaram juntos em Brasília na terça-feira. Em pauta, a situação de PMDB e PT nos Estados.

Esverdear. O PSOL se reúne hoje em São Paulo para a primeira rodada de conversas sobre o apoio à candidatura de Marina Silva (PV).

com SÍLVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER

Tiroteio

Fizeram uma pré-aliança com o governo sem nos ouvir, sem estabelecer condições. Fizeram como as tropas de Hitler.

Do governador LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA (PMDB-SC), sobre o acordo firmado pela ala pró-Dilma de seu partido, em entrevista a ser exibida hoje no programa "Show Business", da Band.

Contraponto

Sobre nomes

Deputados votavam no final de outubro o projeto do "Ato Médico", que diferencia as atividades reservadas aos médicos das que podem ser exercidas por outros profissionais da área de saúde. Pediatra de formação, Darcísio Perondi (PMDB-RS) subiu à tribuna para protestar contra alterações no texto propostas pelo PSOL.
-Deputado "Chico Valente", nenhum médico vai tutelar outros profissionais...
Percebendo que seu sobrenome havia sido trocado pelo do colega de bancada, Chico Alencar (PSOL-RJ) fez piada:
-Ser confundido com Ivan Valente é uma honra! Ruim será se alguém chamar o senhor de "Darcísio Barbalho"...


Próximo Texto: Arruda ignorou parecer e contratou empresa suspeita
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.