São Paulo, quinta-feira, 06 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Embate causa perplexidade

da Sucursal de Brasília

O embate entre os senadores Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) e Jader Barbalho (PMDB-PA) parou o Congresso, lotou o plenário do Senado e provocou um clima de perplexidade entre deputados e senadores.
Os parlamentares se disseram surpresos e afirmaram que não esperavam que duas das maiores lideranças partidárias pudessem chegar aonde chegaram.
Os parlamentares evitaram dar declarações abertamente, mas consideraram que o episódio foi ruim para o Congresso, para a imagem que a população tem dos deputados e dos senadores e negativo também para o governo, porque são lideranças de dois partidos que integram a base de sustentação do presidente Fernando Henrique Cardoso.
O líder do PFL na Câmara, Inocêncio Oliveira (PE), disse que foi um "dia triste" para o Legislativo.
"Isso é preocupante. É lamentável que tenham chegado a esse ponto. Temos de fazer com que as coisas voltem a um nível mais alto. Todos perderam, principalmente os dois envolvidos, a própria Casa e a classe política."
O líder do governo no Senado, José Roberto Arruda (PSDB-DF), disse que o confronto entre ACM e Jader é "um evento político pontual", que não vai atrapalhar as votações de interesse do governo.
Arruda afirmou que não conseguiu evitar o confronto público de ontem. "O único ponto positivo disso tudo é o fato de que os dois reiteraram o apreço a FHC."
O senador Roberto Requião (PMDB-PR) afirmou que "o Brasil ganhou" com a divulgação das denúncias. "Sempre que essas acusações vazam, algumas verdadeiras, a opinião pública cresce."
A líder do bloco de oposição, Heloísa Helena (PT-AL), propôs a aprovação de um projeto que torne obrigatória a quebra de sigilo bancário de todos os senadores e de seus familiares e assessores.
Para Roberto Freire (PPS-PE), o Senado "nunca teve uma tarde tão lamentável". Ele defendeu o envio dos documentos de ACM e Jader ao Ministério Público.


Texto Anterior: Frases de ACM
Próximo Texto: Frases de Jader
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.