São Paulo, domingo, 06 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ciro Gomes será sabatinado pela Folha no próximo dia 22 em SP

Deputado federal pelo PSB, ele é um dos nomes cotados para concorrer em 2010

DA REDAÇÃO

A Folha sabatina no próximo dia 22, terça-feira, o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE). As inscrições para participar do evento estão abertas para os assinantes do jornal.
A sabatina será realizada das 11h às 13h no Teatro Folha (shopping Pátio Higienópolis, av. Higienópolis, 618, 2º piso, São Paulo). Durante duas horas, o deputado, que aparece em primeiro ou segundo lugar na última pesquisa Datafolha sobre a sucessão presidencial, a depender dos cenários apresentados pelo instituto, responderá a perguntas de quatro sabatinadores e da platéia.
Ciro será entrevistado por Fernando de Barros e Silva, editor de Brasil, pela colunista Mônica Bergamo e pelos repórteres Fernando Canzian e Kennedy Alencar.
As inscrições para participar da sabatina estão abertas e vão até o encerramento das vagas. Os interessados devem telefonar para 0/xx/11/3224-3473, de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h, ou enviar um e-mail para eventofolha@folhasp.com.br. É preciso informar nome completo, código de assinante, RG e telefone.
A entrevista com Ciro Gomes será a segunda da série de sabatinas da Folha neste ano. Antes dele, foi sabatinado o ministro da Educação, Fernando Haddad (no dia 25 de março).

Carreira política
Ciro Gomes, 50, foi candidato à Presidência da República nas eleições de 1998 e 2002.
Na primeira disputa, acabou em terceiro lugar, com 7,4 milhões de votos (10,97% dos votos válidos), atrás do vitorioso Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Na segunda, embora com mais votos que em 1998 -10,2 milhões (11,97% dos votos válidos)-, terminou em quarto lugar, atrás do presidente Lula, de José Serra (PSDB) e de Anthony Garotinho -que concorreu pelo PSB. Ciro disputou ambas as eleições pelo PPS.
Em seu currículo político, Ciro ainda tem passagens pelo PSDB, partido pelo qual se elegeu governador do Ceará em 1990, pelo PMDB, quando foi prefeito de Fortaleza em 1988, e pelo antigo PDS, atual PP (deputado estadual em 1982).
Ciro também foi ministro em duas ocasiões. Assumiu a pasta da Fazenda no final do governo Itamar Franco, em setembro de 1994, e comandou o Ministério da Integração Nacional entre 2003 e 2006, sob Lula.
Nascido em Pindamonhangaba (SP) e criado em Sobral (CE), Ciro Gomes tem sido um árduo defensor da transposição do rio São Francisco. O Ceará, seu principal reduto eleitoral, será um dos Estados beneficiados pela transposição.


Texto Anterior: Elio Gaspari: Um grande voto no julgamento do ProUni
Próximo Texto: Mídia: Folha chega a sua 1.000ª seleção aberta ao público
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.