São Paulo, sábado, 06 de maio de 2006

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Plantão médico
Deputados citados na lista dos 64 supostamente envolvidos na Operação Sanguessuga congestionaram os telefones da Secretaria-Geral da Mesa ontem. Querem a Câmara aberta neste fim de semana para ter acesso à papelada da investigação.

Acesso restrito 1
Do Paraguai, Aldo Rebelo (PC do B-SP) determinou que cada um consulte apenas os trechos que lhe dizem respeito. Nada de fotos ou xerox dos documentos, já que a investigação, agora, corre em segredo de Justiça.

Acesso restrito 2
Só dois auxiliares de Aldo puderam examinar a documentação enviada à Câmara sobre as fraudes com emendas para a compra de ambulâncias: seu chefe-de-gabinete, Fredo Ebling, e um assessor jurídico.

Bem na hora
O vazamento da lista da Operação Sanguessuga deve afetar a troca de comando no PP. O cassado Pedro Corrêa (PE) havia finalmente aceitado passar a presidência a Nélio Dias (BA) -agora citado na investigação.

Velhos tempos
O presidente do PT, Ricardo Berzoni, tentará pôr fim ao namoro de Roseana Sarney (PFL) com os tucanos propondo a reedição da parceria de 2002 com Lula. No Maranhão, o presidente subirá também no palanque de Edson Vidigal (PSB).

Oportunidade perdida
No comando da campanha de Geraldo Alckmin, há quem diga que o tucano deveria ter aproveitado o episódio da Bolívia para se contrapor de maneira clara à política externa de Lula.

Sem condição
Membros da OAB planejam barrar o voto do ex-presidente da entidade Marcelo Lavenère Machado no exame do pedido de impeachment de Lula, segunda. Alegam impedimento pelo fato de ele chefiar, por indicação do Planalto, a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

Tipo exportação
A FAO pediu ao ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) o apoio do governo brasileiro para implantar no Haiti e em países africanos o programa de cisternas desenvolvido no semi-árido nordestino.

Plano B
Em telefonema ao senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), Rosinha Matheus pediu espaço na TV Record para que Anthony Garotinho possa se defender. A investida incluiu emissoras de rádio e TV locais. Assim, Garotinho teria discurso para explicar um recuo na greve de fome.

Por exclusão
As orelhas de Eduardo Suplicy arderam durante o encontro, quinta-feira, dos petistas Ricardo Berzoini e Tarso Genro com Orestes Quércia. O peemedebista nada disse contra o senador.

Eleitor VIP
Lula prometeu a Aloizio Mercadante que vai votar na prévia do PT amanhã. O senador, que enfrentará Marta Suplicy, quer faturar ao máximo: espalhou pelos 500 locais de votação cartazes com fotos do presidente.

Forcinha
Marta promete mobilizar seus aliados na capital pela candidatura de Antonio Palocci a vaga na Câmara dos Deputados.

Santo de casa
O acréscimo de base na capital ajudaria Palocci: pesquisa o coloca em sexto lugar entre oito candidatos da região de Ribeirão Preto. Está dez pontos atrás do líder, Duarte Nogueira (PSDB), e tem a maior rejeição.

Visita à Folha
Bernard Wheelahan, presidente do Conselho de Relações Austrália-America Latina, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Mark G. Argar, cônsul-geral da Austrália em São Paulo, e de Erika Thompson, segunda secretária e vice-cônsul.

TIROTEIO

Do corregedor da Câmara, Ciro Nogueira (PP-PI), sobre a Operação Sanguessuga:
-É a pá de cal na imagem desta legislatura. Se comprovado o envolvimento de quase 20% da Câmara, podemos fechá-la e voltar após as eleições.

CONTRAPONTO

Acerto de contas

Uma fila de autoridades se formou para cumprimentar Ellen Gracie na cerimônia de sua posse na presidência do Supremo Tribunal Federal, há pouco mais de uma semana. Tratava-se, afinal, da primeira mulher a assumir o comando de um Poder na história da República.
Horas antes, a CCJ do Senado aprovara projeto de José Jorge (PFL-PE) impedindo que um ministro do STF conceda liminares de forma monocrática.
O senador estava na fila, esperando para saudar a ministra. Quando chegou sua vez, a presidente do Supremo fez menção ao projeto do pefelista:
-Vossa Excelência quer cortar nossas asinhas, não é?
Sem graça, José Jorge reagiu:
-O que é isso, ministra? Imagine, de forma nenhuma!
Gracie então sorriu:
-Brincadeira. Concordo em parte com o senhor: se a decisão puder ser coletiva, melhor.


Próximo Texto: Fraude com ambulâncias pode envolver mais de 100 cidades
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.