São Paulo, domingo, 06 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caminho da Fé inclui cidades ao redor de Ribeirão

Cinco municípios da região farão parte do roteiro religioso Descalvado-Aparecida num percurso que corta SP e MG

Intenção de organizadores é fazer com que o roteiro ultrapasse os 800 km, superando Santiago de Compostela, na Europa

MARCELO TOLEDO
DA FOLHA RIBEIRÃO

Cinco cidades da região de Ribeirão Preto farão parte neste ano do Caminho da Fé, roteiro religioso que liga Descalvado a Aparecida, num percurso de 500 km entre fazendas, vales, montanhas e animais, cortando São Paulo e Minas.
No mês passado, foi integrado ao caminho um ramal de 70 km de Descalvado a Tambaú -cidade considerada marco zero do caminho da fé, pela centena de milagres atribuídos ao padre Donizetti Tavares de Lima, religioso da cidade que morreu em 1961. O ramal passa por Porto Ferreira e Santa Rita do Passa Quatro.
A próxima rota, a ser implantada nos próximos meses, ligará Bonfim Paulista, distrito de Ribeirão Preto, a Tambaú, com mais 90 km, passando por Cravinhos, São Simão e Santa Rosa de Viterbo.
Até chegar a Aparecida, onde os peregrinos recebem a credencial de conclusão do percurso na secretaria da Basílica, são 429 km de caminhada, na maior parte do tempo feitas em estradas de terra, cortando 19 localidades de São Paulo e Minas Gerais a partir de Tambaú.
"Estamos na fase de pegar autorização dos proprietários de áreas particulares pelas quais o caminho passa. Além disso, as Câmaras precisam aprovar leis. Tudo está bem articulado", afirmou o diretor do departamento de turismo de Tambaú, Edilson Faria.
A meta é fazer com que o roteiro ultrapasse os 800 km, superando Santiago de Compostela em um mesmo país -o famoso caminho europeu passa por dois países.
A rota foi criada em 2003, pelo empresário Almiro Grings, 67, que percorreu o caminho de Santiago de Compostela. "Em beleza, é 3 a 1 para nós. Todos os anos temos mais gente caminhando. Isso mostra que há fé e que estamos no caminho certo." Ele preside a Associação dos Amigos do Caminho da Fé.


Texto Anterior: Por razões variadas, peregrinos fazem caminho até o papa
Próximo Texto: Elio Gaspari: A censura de Roberto Carlos é coisa arriscada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.