São Paulo, quarta-feira, 06 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CPI DOS GRAMPOS

Deputado pede indiciamento de Dantas, Lacerda e Protógenes

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente da CPI dos Grampos, deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), apresentou voto separado em que pede o indiciamento do banqueiro Daniel Dantas, do delegado afastado da Polícia Federal Protógenes Queiroz e do ex-diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) Paulo Lacerda.
O PSDB também apresentou voto pedindo o indiciamento, além dos três, do ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Jorge Félix. Eles ficaram de fora do relatório final da CPI, apresentado no dia 23 pelo então relator Nelson Pellegrino (PT-BA), que sugeriu o indiciamento de outras quatro pessoas. Pellegrino assumiu secretaria no governo da Bahia anteontem.
No entanto, o relatório da comissão, que pode ser votado hoje ou amanhã, não deve sofrer alterações. A nova relatora, Iriny Lopes (PT-ES), disse concordar com o relatório do antecessor. Deputados da oposição admitem que nada deve mudar.
Os votos em separado serão anexados ao relatório, como forma de protesto, e caberá ao Ministério Público dar algum prosseguimento.
Dantas, Protógenes e Lacerda são nomes centrais da Operação Satiagraha, deflagrada em julho de 2008. A CPI foi criada há 16 meses.


Texto Anterior: Senado: Relatório cita problemas em contratos firmados por Agaciel
Próximo Texto: Direitos Humanos: ONGs acusam Brasil na ONU de tortura e violência contra pobres
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.