São Paulo, segunda-feira, 06 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DEFESA

Lula anunciará negócio em Paris

Brasil vai comprar 12 Mirage de segunda mão

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Brasil irá comprar 12 supersônicos usados da França para não ficar sem proteção para seu espaço aéreo central a partir da desativação dos atuais Mirage IIIEBR baseados em Anápolis (GO), no fim do ano.
A confirmação do negócio, especulado desde que o Brasil desistiu da licitação internacional para a compra de caças novos na virada do ano, foi feita ontem em Anápolis pelo ministro da Defesa, o vice-presidente José Alencar. O anúncio será em 14 de julho, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá participar da festa nacional francesa em Paris.
Alencar citou genericamente o valor de US$ 60 milhões pelas aeronaves, que devem durar 15 anos. Esse valor, porém, não deve incluir os armamentos.
O avião escolhido é o Mirage 2000-C. É um caça de superioridade aérea sem as capacidades desejadas pela Força Aérea Brasileira, de combate BVR (sigla inglesa para "além do alcance visual") -ou seja, não pode atingir alvos muito distantes com mísseis guiados por radar.

Texto Anterior: Toda mídia: Como dominó
Próximo Texto: Evento Folha: Controle do Judiciário é tema de debate hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.