São Paulo, terça-feira, 06 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INVESTIGAÇÃO

Advogado será contratado

SP vai a Londres tentar reaver verba desviada

DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário dos Negócios Jurídicos da Prefeitura de São Paulo, Luiz Tarcísio Teixeira Ferreira, está em Londres para contratar um escritório de advogados para promover a localização e repatriação de bens e recursos que teriam sido desviados do erário paulistano no período entre 1993 e 2000 (administrações dos ex-prefeitos Paulo Maluf e Celso Pitta).
De Londres, Ferreira irá a Genebra, na Suíça. Ele viajou domingo acompanhado do procurador-geral do município Antonio Miguel Aith Neto. A prefeitura assinou, em maio, um convênio com a Advocacia Geral da União (AGU) para a contratação de escritório de advocacia no exterior.
O convênio foi necessário porque, conforme a Constituição, a União é a pessoa jurídica de direito público interno que representa o Estado e, como tal, detém a legitimidade para reclamar a devolução de divisas evadidas do país.
A Suíça encaminhou documentos ao Brasil que mostram que Maluf é o principal beneficiário da fundação White Gold, aberta em 1990 em Vaduz, no principado europeu de Liechtenstein. O ex-prefeito nega. Segundo os papéis suíços, todo o dinheiro da fundação -US$ 120 milhões- foi transferido, em janeiro de 1997, da Suíça para a Inglaterra.


Texto Anterior: Caixa paulista: Alckmin dá aumento de 5% a 59% a servidores
Próximo Texto: Panorâmica - Polícia federal: Chefe em São Paulo destitui delegados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.