São Paulo, quinta-feira, 06 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deputado diz que não vai se afastar da Mesa

Sérgio Lima - 16.fev.2006/Folha Imagem
O deputado João Caldas, que tem cargo na Mesa Diretora


LETÍCIA SANDER
ADRIANO CEOLIN
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Acusado de participação no esquema da máfia das ambulâncias, o deputado João Caldas (PL-AL) avisou ontem que não pedirá afastamento do cargo que ocupa na Mesa Diretora da Câmara, a quarta secretaria.
"Se esse princípio for aplicado, então deveriam ser afastados os mais de 180 citados. Aliás, se colocar a lista de Furnas e o mensalão na conta, aí vão ter de chamar mais de 400 suplentes", ironizou. "Não cogito me afastar de forma alguma. Já deixei isso claro."
Na terça-feira, a CPI dos Sanguessugas aprovou requerimento pedindo o afastamento de Caldas e do segundo secretário, Nilton Capixaba (PTB-RO), também citado nas denúncias. Ontem, Capixaba não respondeu às ligações da Folha. O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP) não se manifestou sobre o assunto.
Caldas e Capixaba não devem ser afastados dos cargos porque foram eleitos por seus pares e não podem ser destituídos por um ato unilateral da presidência da Casa.

CPI
O presidente da CPI, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), afirmou que tentará entregar o primeiro relatório da comissão entre os dias 1º e 3 de agosto. Ele começou a enviar ontem as notificações aos 15 parlamentares que têm inquéritos abertos no Supremo Tribunal Federal por suposto envolvimento no esquema.
Novamente houve reclamação pela decretação de sigilo das investigações por parte do STF. O vice-presidente da comissão, deputado Raul Jungmann (PPS-PE), disse que "existem parentes de ex-ministros do Supremo envolvidos no esquema", sem citar nomes.
A CPI também aprovou a ida de seis integrantes a Cuiabá (MT) para ouvir, na próxima semana, os depoimentos da ex-funcionária do gabinete do ministro da Saúde, Maria Penha Lino, e dos donos da Planam.


Texto Anterior: Sanguessugas fraudavam ônibus escolares, diz CGU
Próximo Texto: Sanguessugas destinaram dinheiro a ONG
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.