São Paulo, segunda-feira, 06 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

"Un muerto"

CNN en Español, da Time Warner, e Telesur, de Hugo Chávez, cobriram os choques no aeroporto de Tegucigalpa de forma muito diversa, no episódio em que o deposto Manuel Zelaya tentou voltar. A primeira mostrou cenas da violência em meio a uma entrevista ao vivo com o "representante" em Washington do governo atual, dizendo que Zelaya arriscava provocar "banho de sangue" no país.
A Telesur, de seu lado, concentrou-se em ouvir o próprio Zelaya por telefone, do avião, dizendo que queria negociar de maneira "pacífica" -e depois sua desistência, pelos "obstáculos na pista". Entrevistou também o próprio Chávez, ao vivo, com ameaças aos militares de Honduras, que precisariam "refletir". Por fim, deu cenas dramáticas da repressão à "manifestação pacífica" na capital.
No auge do conflito, CNN en Español e outras passaram a reproduzir imagens e declarações da Telesur. Sem sinal pela operadora Net, no Brasil, o canal de notícias foi seguido pela internet.

 

Em manchetes postadas em capítulos, Folha Online, "New York Times", "El País" e outros seguiram com agências o anúncio do retorno, depois a desistência de outros presidentes, o veto ao pouso. Por fim, por volta de 20h, "un muerto".



"GO BICS"
Carl Wiens/time.com
Sob o título "Deixe que outros comprem", a nova "Time" reflete a desesperança econômica de EUA, Europa e Japão e proclama, como torcida, "Go Bics!". Vão Bics!, ou seja, Brics sem a Rússia. Brasil, Índia e China (ilustração acima) devem puxar a economia global nesta crise. A revista indiana "The Week", na mesma linha, sublinha o "papel maior" à espera dos Brics, já que desta vez os EUA não devem "liderar o mundo de volta ao crescimento".
Daí por que, no enunciado da agência Bloomberg, fechando a semana, "Emergentes alcançam proporção recorde dos papéis mundiais".

OS MAGNÍFICOS
A versão em inglês do russo "Rossiyskaya Gazeta", "Russia Now", publicada pelo londrino "Telegraph", também dedica longos textos aos Brics, nesta semana de visita do americano Barack Obama a Dmitri Medvedev.
A entrevista com o economista Arkady Dvorkovich, assessor do presidente russo, é intitulada "Brasil, Rússia, Índia e China: Os quatro magníficos países Brics".

O GRANDE DEBATE
"O Grande Debate do Dólar", prenunciou ontem o site The Big Money, sobre o encontro das "potências ocidentais" com os Brics, também nesta semana, na Itália. Na avaliação da agência Reuters, o dólar será "o tema mais delicado" da cúpula.
Na manchete on-line do "China Daily", "China não vai pressionar por nova moeda global". Logo abaixo, no texto, "mas quer discutir".

Paulo Fridman/latimes.com
A GM CONTINUA
O "Los Angeles Times" destacou reportagem sobre o "êxito da GM na América Latina", com "veículos eficientes de sua unidade do Brasil" e vendas "promissoras para o futuro" da empresa americana



PALIN CONTRA A MÍDIA

Em escalada de ataques à imprensa americana, a republicana Sarah Palin anunciou em sua página no Facebook e pelo Twitter a renúncia ao governo do Alasca. Não faltam ameaças de processar "New York Times", "Washington Post" e o site Huffington Post. No caso dos dois primeiros, ela não quer nem perguntas sobre um eventual escândalo sob investigação federal.
O primeiro registro do "rumor" saiu no HuffPost, na sexta, em blog de Shannyn Moore. O site voltou ao tema ontem com um outro blogueiro postando -e desafiando, no final, "me processe".

facebook.com/sarahpalin
AO LARGO
Como destacou o site Mashable, deixados de lado por Palin, hoje uma celebridade americana, AP, "WP" e demais trataram de cobrir seus "tweets" e mensagens postadas no Facebook (acima), para seguir na cobertura



MURDOCH E O TWITTER

Do magnata Rupert Murdoch ao TheStreet.com, sobre Twitter: "É um fenômeno assombroso, mas eu não tenho ideia de que como vão monetizá-lo. Ninguém faz dinheiro na web hoje, fora os sites de busca".


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Outro lado: Secretário rebate crítica a arquivamento de casos
Próximo Texto: Assembleia da PB dá verba social a deputados e empresas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.