São Paulo, segunda-feira, 06 de agosto de 2001

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Balcão de negócios
O PTB começa a negociar a volta ao bloco governista e o abandono da candidatura Ciro Gomes. Membros da cúpula trabalhista pediram a direção dos Correios. O governo estuda ceder ao pedido para reforçar sua base no Congresso e enfraquecer o candidato do PPS.

Ao sabor do vento
Os petebistas estão preocupados com a queda de Ciro nas pesquisas e com a dificuldade de coligação com o PPS nos Estados. Por isso, caciques do partido acham mais seguro compor com o governo federal.

Mudança de parceiro
O PPS já percebeu o movimento do PTB e prepara uma união com o PDT. As negociações já estão adiantadas. Quem pode atrapalhar é Itamar Franco. Se ele não conseguir candidatar-se pelo PMDB, pode buscar abrigo no partido de Brizola.

Carta na manga
A oposição ironiza a tentativa de FHC de viabilizar a candidatura de Pedro Malan. "Todo dia o FHC tira uma carta da manga. Mas todo baralho tem fim e os curingas dele estão acabando", provocou um petista.

Conflito anunciado
Entidades estudantis preparam uma manifestação para amanhã no Congresso para pedir a renúncia de Jader Barbalho. O paraense promete comparecer à sessão do Senado.

Vingança contínua
ACM está procurando lideranças do PFL para formar uma chapa de oposição a Jorge Bornhausen. O objetivo do ex-senador é, na hipótese de o nome governista não decolar, colocar o partido na candidatura Itamar.

Tática diversionista
A convenção do PFL que definirá o sucessor de Bornhausen está prevista para o início de 2002. Mas, caso consiga maioria do diretório, ACM pode tentar antecipá-la. O baiano afirma já contar com o apoio do deputado Inocêncio Oliveira (PE).

Frota usada
A Aeronáutica recebeu na semana passada dois aviões Hercules C-130 adquiridos da empresa americana Lockheed Martin. Até o final do ano devem chegar ao Brasil mais oito aeronaves. Todos os aparelhos já serviram à Força Aérea da Itália.

Cofre aberto
A Aeronáutica já gastou R$ 123 milhões neste ano com a aquisição dos aviões Hercules e equipamentos para manutenção. Estão previstos mais R$ 341 milhões para a modernização de aeronaves. A frota de 50 caças F-5 será toda revitalizada. Já os Mirage serão substituídos.

Bola da vez
Depois do procurador Luiz Francisco de Souza, agora é a vez de o procurador Paulo de Tarso Braz Lucas ficar na mira de Geraldo Brindeiro. O procurador-geral comentou com funcionários que o colega Braz Lucas, que atua no caso Banpará, está "aparecendo demais" na mídia.

Política de aproximação
Lula vai encontrar-se na quarta-feira com o governador Marconi Perillo (PSDB). Os dois irão discutir a adoção pelo governo goiano do projeto de moradia desenvolvido pelo Instituto de Cidadania. A esquerda petista torce o nariz para o encontro.

Energia reforçada
A CPI de Obras Inacabadas vai inspecionar nesta semana um trecho do sistema de transmissão de Itaipu. O TCU indica que 70 torres, de um total previsto de 684, ainda não foram reforçadas. O objetivo é evitar a queda das torres, o que interromperia o fornecimento de energia.

Briga e paz
Assentamentos da reforma agrária já foram acusados de provocar desmatamento na Amazônia. A situação mudou. Hoje os ministros Raul Jungmann e Sarney Filho devem visitar juntos na região uma área de 2 milhões de hectares doada pelo Incra ao Ministério do Meio Ambiente para preservação.

TIROTEIO

Do senador Ney Suassuna (PMDB-PB), sobre o governo federal ter desistido definitivamente do projeto de transposição do rio São Francisco:
- Para a Paraíba foi terrível, foi a explosão da última esperança. Caímos do cavalo com a estiagem e levamos um coice com o fim da transposição.

CONTRAPONTO

Segredos conjugais

O governador Zeca do PT (MS) tem fama de bom orador. Mas seus críticos dizem que às vezes ele se empolga demais, passando do limite. Certa vez, chamou os senadores do Estado de "três patetas". Em outra, disse que um juiz de Direito que o criticara tinha "a boca mole".
Numa entrevista, Zeca do PT fez referência jocosa ao nome de origem italiana de seu principal rival, o prefeito de Campo Grande, André Puccinelli, que é registrado como Andrea.
A pior gafe envolveu sua própria mulher, Gilda dos Santos. Discursando para um público de 500 pessoas, o governador contou que estava com muita energia para exercer o cargo, indo ao trabalho bem cedo e só retornando para casa no final da noite. E arrematou:
- E ainda tenho pique para "rodear" a dona Gilda.
A primeira-dama, que estava na platéia, ficou estática.



Próximo Texto: Entrevista da 2ª: Ministro do STM condena arquivo secreto do Exército
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.