São Paulo, quarta-feira, 06 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2006 / DATAFOLHA

Em pesquisa espontânea, Lula atinge recorde de 41%

Desde início de atuação do Datafolha, em 89, maior índice tinha sido o de FHC em 98

Geraldo Alckmin foi citado espontaneamente por 17% dos entrevistados; petista lidera no Sul do país com 39% contra 33% de tucano


DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva atingiu 41% das intenções de voto na pesquisa espontânea realizada pelo Datafolha. É a maior taxa já registrada em disputas presidenciais pelo instituto desde 1989.
Na pesquisa espontânea do dia 29 de agosto, Lula tinha 38% das intenções de voto contra os 15% do tucano Geraldo Alckmin. No novo levantamento, 41% dos eleitores declararam, antes mesmo de terem acesso à lista de candidatos, que irão votar em Lula. A mesma taxa de Alckmin é de 17%.
"A pesquisa espontânea revela um voto difícil de ser mudado. O eleitor indica o candidato sem nenhum estímulo de nome, é um voto de maior convicção e revela o piso do candidato", afirmou Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha.
A maior taxa que havia sido registrada pelo Datafolha era a do ex-presidente Fernando Henrique (PSDB) que, na véspera da reeleição, em 1998, atingiu 39% das intenções de voto em pesquisa espontânea.
A força dos votos de cada candidato é revelada ainda no cruzamento entre a pesquisa espontânea e a estimulada.
Segundo o Datafolha, de cada cem eleitores que declararam a intenção de votar em Lula após serem apresentados aos nomes dos candidatos, 79 já tinham manifestado a mesma intenção na pesquisa espontânea -são 62% no caso de Alckmin e 53% no de Heloísa Helena.
Em relação às pesquisas por Estados, uma surpresa é o Rio de Janeiro, onde Alckmin perdia para Heloísa Helena por seis pontos. O tucano, com 19%, agora tem um ponto de vantagem sobre a adversária. Lula lidera com 48% dos votos.
Na região Sul, a vantagem de Lula sobre Alckmin passou de um para seis pontos. O presidente tem 39% das intenções de voto contra 33% do tucano.


Texto Anterior: Saiba mais: Pesquisa ouviu 7.724 pessoas em 349 cidades
Próximo Texto: Marcos Nobre: Política travada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.