São Paulo, sábado, 06 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUESTÃO INDÍGENA

Grupo quer terra

Índios terenas soltam reféns em Mato Grosso

DA AGÊNCIA FOLHA

Índios terenas libertaram ontem à tarde as equipes de reportagem feitas reféns durante manifestação na BR-163, perto de Rondonópolis (MT). O sequestro, iniciado na quarta-feira, fazia parte de protestos contra a demora no assentamento de famílias terenas.
Milton Terena, líder dos índios, exigia a área de uma fazenda que o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) não aceitava negociar.
A libertação era condição imposta para que houvesse negociação de representantes dos terenas com a Funai (Fundação Nacional do Índio) em âmbito nacional e com a direção do Incra-MT.
Na reunião, ficou acertado que uma comissão formada por terenas, Funai e Incra iria visitar, a partir de segunda, nove áreas passíveis de desapropriação e de entrega aos índios. Um novo encontro foi agendado para daqui um mês. As manifestações começaram na segunda-feira, quando aproximadamente 500 índios bloquearam rodovias. Dois dias depois, fizeram 14 reféns, membros de equipes de jornalismo.



Texto Anterior: Sem-terra interditam 8 rodovias em Alagoas
Próximo Texto: Sucessão no escuro: Serra faz discurso, elogia Real e critica PT
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.