São Paulo, segunda-feira, 06 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT vence na Grande SP, mas enfrenta 2º turno no ABC e em Guarulhos

Diadema e Osasco são principais vitórias obtidas pelo partido; em São Bernardo, Santo André e Mauá, a disputa continua

Em São Bernardo, candidato do PPS, Alex Manente, acusa equipe do tucano Orlando Morando de ter divulgado boatos de que ele renunciou


ADRIANO CEOLIN
EM SÃO BERNARDO DO CAMPO

O PT confirmou ontem seu favoritismo na disputa eleitoral nos municípios da Grande São Paulo mais ricos e com maior número de eleitores. Até o fechamento desta edição, o partido já havia vencido em 10 das 16 maiores cidades da região. Em quatro delas -Guarulhos, São Bernardo, Santo André e Mauá-, entretanto, haverá segundo turno.
No ABC paulista, a grande vitória do PT conquistada em primeiro turno foi a de Mario Reali. Com 99% das urnas apuradas, ele estava virtualmente eleito com 58% dos votos válidos contra 35% de José Augusto (PSDB). Em 26 anos, o PT só ficou fora do poder entre 1996 e 2000. Mesmo assim, o partido foi derrotado por Gilson Menezes, um ex-petista que concorreu pelo PSB na época e que é o vice de Reali.
Outra vitória importante do PT em primeiro turno aconteceu em Osasco, onde o atual prefeito Emidio de Souza conquistou 50% dos votos válidos contra 30% de Celso Giglio (PSDB).
Em Guarulhos, o segundo maior município da Grande São Paulo, o candidato do PT, Sebastião Almeida -que conta com apoio do atual prefeito Eloi Pietá- conquistou 47% dos votos válidos e vai disputar o segundo colocado com Carlos Roberto (PSDB), com 23%.
Em Santo André, Vanderlei Siraque (PT) é outro que vai disputar o segundo turno. O petista atingiu 48% e enfrentará Aidan Ravin (PTB), que teve 21%. Em Mauá, Oswaldo Dias (PT) enfrentará Chiquinho do Zaíra (PSB).
Apesar do esforço do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que fez campanha no sábado, o candidato petista Luiz Marinho vai disputar o segundo turno contra Orlando Morando (PSDB). O ex-ministro da Previdência conquistou 48% votos válidos contra 37% do tucano. "Para mim, significou uma vitória esse segundo turno. Não é fácil enfrentar o presidente Lula", disse Morando.

Boatos
O candidato do PPS à Prefeitura de São Bernardo do Campo, Alex Manente, foi vítima de "uma operação boato" que propagou a falsa notícia de que ele teria renunciado para apoiar Orlando Morando -candidato do PSDB que conseguiu chegar ao segundo turno.
Manente apontou o tucano como o responsável pela operação e apresentou um pedido de impugnação contra a candidatura dele. "É coisa do Orlando Morando e do prefeito Dib. Essas pessoas não têm compromisso com a cidade. Nunca vi isso no Brasil", disse Manente, após votar.
No fim da tarde de ontem, mensagens com o texto "Atenção: Alex Manente desiste de sua candidatura para apoiar o candidato Orlando Morando -número 45" foram transmitidas por celular e por e-mail. Mais tarde, a notícia foi desmentida.
A Folha apurou que pessoas da campanha tucana foram responsáveis pela transmissão das mensagens. O candidato Orlando Morando, porém, nega. "Não tem nada a ver com isso. Se Manente me acusar, vou processá-lo por injúria e difamação", disse.
O boato sobre a renúncia de Manente começou a circular no início da tarde de sábado. A Folha apurou que a idéia chegou a ser debatida entre a coordenação das campanhas do PT e do PPS há cerca de dez dias. Porém Manente deixaria a disputa para apoiar Marinho, e não Morando.


Texto Anterior: Câmeras da PM flagram boca-de-urna, e 100 pessoas acabam detidas no Estado
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.