São Paulo, segunda-feira, 06 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vitória no ABC é vital para 2010, afirma Marinho

EM SÃO BERNARDO DO CAMPO

O candidato do PT à Prefeitura de São Bernardo, Luiz Marinho, disse ontem que a vitória do partido na maioria dos municípios do ABC paulista é importante para o projeto de conquistar o governo do Estado de São Paulo nas eleições de 2010. Se vencer, Marinho tentará se consolidar como uma espécie de líder do PT na região.
Ao longo da campanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez questão de prestigiar Marinho, atuando fortemente para elegê-lo. Lula participou de três atos de campanha do ex-ministro do Trabalho (2005-2007) e da Previdência (2007-2008): ele foi a dois comícios, a uma carreata na véspera da campanha e gravou uma mensagem de telemarketing.
No último sábado, Lula chegou a dizer que tem uma relação com Marinho que abrange questões partidárias. "A campanha do Marinho é como se fosse uma campanha minha", disse, em entrevista logo após a caminhada.
Pelo fato de ter sido ministro do Trabalho e da Previdência, Marinho é apontado por petistas como um possível candidato a governador em 2010. Ontem, depois de votar, Marinho descartou essa idéia.
"Eu não serei candidato. Há outros nomes dentro do partido. Quero ser prefeito. E se possível disputar a reeleição", afirmou. Marinho, no entanto, não citou quem poderá representar o partido na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes.
O ex-ministro admitiu que, se vencer a Prefeitura de São Bernardo, poderá exercer o papel de articulador político do PT na região. "Precisamos reforçar o time do presidente Lula na região. É fundamental ter uma gestão integrada. Temos de buscar uma solução para o problema do trânsito, trazendo o metrô para a região", disse.
Candidato do PT à Prefeitura de Mauá, Oswaldo Dias já trata Marinho "como líder político da região". O ex-ministro foi fundamental para convencer o presidente Lula a participar de comício da campanha de Oswaldo em Mauá.
Marinho foi candidato a vice na chapa de José Genoino, que disputou o governo do Estado de São Paulo nas eleições de 2002. Como Lula, Marinho é ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e ex-presidente da CUT.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: PSDB larga na frente em cidades do interior
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.