São Paulo, segunda-feira, 06 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PSDB larga na frente em cidades do interior

Partido vencia a disputa em 6 de 12 cidades paulistas com mais de 200 mil eleitores e passíveis de terem segundo turno

Tucanos levavam vantagem em Franca, São José dos Campos, Sorocaba, Bauru, Piracicaba e Jundiaí; em Ribeirão, DEM liderava


MARCELO TOLEDO
DA FOLHA RIBEIRÃO

O PSDB foi o partido mais vitorioso na votação de ontem nas 12 cidades do interior e do litoral de São Paulo com mais de 200 mil eleitores e passíveis de terem segundo turno.
A sigla vencia a disputa em seis das 12 localidades, segundo resultados oficiais até a meia-noite. O partido estava em primeiro na eleição em Franca, São José dos Campos, Sorocaba, Piracicaba, Jundiaí e Bauru.
O PSB vencia a disputa em São José do Rio Preto e em São Vicente, enquanto o DEM levava a eleição em Ribeirão Preto e o PDT, em Campinas. O PMDB, vencia em Santos e Guarujá.
Em Franca, o tucano Sidnei Rocha, atual prefeito, obteve a reeleição já no primeiro turno. Com 67% dos votos válidos -68% das urnas apuradas-, bateu o petista Gilson Pelizaro, que tentava retomar a prefeitura para o partido -o PT governou a cidade entre 1997 e 2004.
Com 67% da apuração em Campinas, o prefeito e candidato à reeleição, Hélio de Oliveira, o Dr. Hélio (PDT), se destacava com uma grande vantagem (66% dos votos) e deveria vencer já no primeiro turno.
Em Ribeirão Preto, maior município do nordeste do Estado, a deputada estadual Dárcy Vera (DEM), com 52,1%, derrotou o prefeito e candidato à reeleição, Welson Gasparini (PSDB). Com a vitória, a democrata quebrou a hegemonia de PT e PSDB, que se alternavam no poder desde 1992, quando o ex-ministro da Fazenda e deputado federal Antonio Palocci (PT) venceu pela primeira vez. O atual prefeito, que tentava o quinto mandato, teve 32,9%.
Com 82% da apuração em Sorocaba, Vitor Lippi (PSDB) tinha garantido a reeleição, com 79,4%, à frente de Hamilton Pereira (PT), 12,6%, e de Raul Marcelo (PSOL), 8%.
Os tucanos também estão na dianteira em Bauru. Com 99,6% da apuração, Caio Coube (PSDB) liderava com 40,4%, à frente de Rodrigo Agostinho (PMDB), com 32,3%.
Com 89% dos votos apurados em São José dos Campos, Eduardo Cury (PSDB) vencia a disputa no primeiro turno, com 57,2%, contra Carlinhos Almeida (PT), que tinha 39,3%.
Piracicaba também deve reeleger seu prefeito. Barjas Negri (PSDB) tinha 88,3% dos votos, com 61% do total apurado. O petista Boldrin aparecia com 6,3%. Os tucanos também venciam em Jundiaí, após 77,8% dos votos apurados, com Miguel Haddad (50,7%). Outra eleição que deveria ser encerrada no primeiro turno é a de São Vicente, onde Tércio Garcia (PSB) tinha 71,9% dos votos, à frente de Raimundo Oliveira (PMN), com 19,6% -78,4% dos votos tinham sido apurados.
Já em São José do Rio Preto, com 89% das urnas apuradas, Valdomiro Lopes (PSB) liderava com 40%, contra 29% de João Paulo Rillo (PT). Orlando Bolçone (PPS), candidato do prefeito Edinho Araújo, estava com 25%. Em Santos, Papa (PMDB) liderava, após 70% da apuração, com 76%. O PMDB também liderava no Guarujá, com Antonieta, que tinha 52%.


Texto Anterior: Vitória no ABC é vital para 2010, afirma Marinho
Próximo Texto: Santos: Papa lidera e deverá ser reeleito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.