São Paulo, segunda-feira, 06 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Após ataques, PT e PC do B devem se unir

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE
DO ENVIADO A PORTO ALEGRE

Antes mesmo do fechamento das urnas, os ataques entre PT e PC do B deram lugar à defesa de uma aliança entre as duas siglas para enfrentar o prefeito José Fogaça (PMDB).
Com a passagem de Maria do Rosário (PT) para o segundo turno, o PC do B da candidata Manuela D'Ávila deverá formalizar o apoio aos petistas.
"Defendo como tese que os laços históricos do PC do B com o PT sejam levados em conta nesta nova fase da campanha", afirmou o ministro dos Esportes, Orlando Silva. Ele acompanhou a correligionária Manuela até a seção eleitoral.
A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) cobrou a união da esquerda em torno da petista. "Manuela tem todas as condições de apoiar Maria do Rosário. São pessoas com trajetórias muito parecidas", afirmou.
Tarso Genro (Justiça) se autoproclamou "aliancista histórico" e sustentou o reagrupamento das legendas, que participaram juntas das administrações de 1989 a 2004. "A palavra hegemonia não compõe o meu vocabulário; aliança, sim", declarou Maria do Rosário.
Houve ataques e tensão entre as campanhas da petista e da comunista durante a corrida eleitoral. Manuela D'Ávila não esconde a antipatia pela petista, que agora deverá apoiar.
A postulante do PT tentou descaracterizar Manuela como militante de esquerda, em virtude da ligação da comunista com o PPS, que faz oposição a Lula e elegeu Fogaça em 2004. O vice de Manuela era do PPS. A possível adesão à candidatura do PT deverá dividir a coligação de sete partidos que Manuela liderou no primeiro turno.
O PPS não vai apoiar Rosário, que ontem disse não querer a adesão. A sigla ou apoiará publicamente Fogaça ou fará campanha para ele, sem declarar. (GR e MM)


Texto Anterior: No 2º turno, Fogaça deve herdar votos de candidata derrotada
Próximo Texto: Boca de urna
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.