São Paulo, segunda-feira, 06 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GOIÂNIA

Iris Rezende é o prefeito mais velho a ser eleito nas capitais

FELIPE BÄCHTOLD
DA AGÊNCIA FOLHA

O prefeito Iris Rezende (PMDB), 74, se reelegeu ontem para um mandato de mais quatro anos em Goiânia (GO). Ele obteve 74,1% dos votos válidos, contra 15,7% de Sandes Júnior (PP), o segundo colocado.
A vitória já no primeiro turno o coloca como um possível candidato em 2010 a governador de Goiás, cargo que ocupou duas vezes.
Durante a campanha, ele não confirmou nem descartou a possibilidade. Prefeito mais velho a ser eleito nas capitais, o candidato já foi ministro da Justiça e da Agricultura nos anos 80 e 90.
Caso Rezende deixe o cargo em 2010, o PT pode assumir a prefeitura com o vice Paulo Garcia. No início do ano, o partido decidiu apoiar o prefeito, para quem havia perdido em 2004.
A convenção de delegados rachou o partido -a ala pró-aliança venceu por um voto de diferença. O ex-tesoureiro petista Delúbio Soares também apoiou Rezende.
A votação no município se estendeu até as 19h devido a problemas em 150 urnas eletrônicas -o equivalente a 6% do total da cidade. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, houve incompatibilidade entre urnas mais antigas e uma versão recente de um programa de computador usado nas máquinas.
Sandes Júnior contava com o apoio do governador Alcides Rodrigues (PP) e do senador Marconi Perillo (PSDB). Na campanha, prometeu internet grátis à população e a construção do metrô no município, mas nunca esteve perto do prefeito nas pesquisas.
O candidato do PPS à prefeitura, Gilvane Felipe, recebeu 5,2% dos votos válidos.


Texto Anterior: Luizianne supera Tasso e Ciro e garante vitória no 1º turno
Próximo Texto: Palmas: Raul Filho se reelege mesmo sem metade dos votos válidos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.