São Paulo, segunda-feira, 06 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PALMAS

Raul Filho se reelege mesmo sem metade dos votos válidos

BRENO COSTA
DA AGÊNCIA FOLHA

Com uma votação 22% inferior à recebida em 2004, o prefeito de Palmas (TO), Raul Filho (PT), 49, foi reeleito ontem para administrar por mais quatro anos a menos populosa capital do brasileira.
Ele recebeu 44% dos votos válidos (44.832 votos) e, como Palmas tem menos de 200 mil eleitores (mínimo necessário para a realização de segundo turno), garantiu um novo mandato mesmo sem alcançar 50% dos votos válidos.
O deputado estadual Marcelo Lelis (PV), que, durante a campanha, vinha sendo o principal adversário de Raul, ficou com 33% dos votos válidos. Nilmar Ruiz (DEM), mesmo sendo apoiada pelo governador Marcelo Miranda (PMDB), ficou apenas com o terceiro lugar, com 21% dos votos.
Apesar de ter recebido menos votos em comparação a 2004 e de envolvimento em denúncias de corrupção, exploradas pelos adversários na campanha, a vitória de Raul cacifa o PT para um inédito papel central nas eleições de 2010.
De acordo com o prefeito, que já disputou eleições pelo PFL (atual DEM) e pelo PSDB na década de 90, sua vitória "representa a consolidação de uma terceira força política" no Tocantins, em referência aos seus ex-partidos, que sempre dominaram a política local.


Texto Anterior: Goiânia: Iris Rezende é o prefeito mais velho a ser eleito nas capitais
Próximo Texto: Porto Velho: Petista, aliado ao PMDB, se reelege em RO
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.