São Paulo, domingo, 06 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESCÂNDALO DO "MENSALÃO"/ OPOSIÇÃO

Prefeito paulistano disse em evento que Lula e PT privatizaram o próprio governo

Lula deve dar explicação à opinião pública, diz Serra

YALA SENA
COLABORAÇÃO PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM TERESINA

O prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), afirmou ontem, em Teresina (PI) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve dar explicações à opinião pública sobre a acusação de que ao menos R$ 10 milhões foram desviados do Banco do Brasil, para alimentar o caixa dois do PT.
"Está na hora de o presidente Lula vir à opinião pública e dar uma explicação a esse respeito. A opinião pública é credora de uma explicação de Lula nesse momento", declarou Serra.
Na última quinta-feira, o relator da CPI dos Correios, Osmar Serraglio (PMDB-PR), disse que foram identificados R$ 10 milhões do Banco do Brasil supostamente desviados para o esquema do "mensalão", o que desmontaria a tese de que o dinheiro usado seria de empréstimos bancários.
Na última sexta-feira, o Banco do Brasil contestou, por meio de nota, a acusação do relator da CPI. Já o empresário Marcos Valério, apontado como suposto operador do "mensalão", considerou as afirmações equivocadas.
Serra avaliou como "bastante grave" a denúncia de que dinheiro público alimentou o caixa dois do PT. Segundo ele, já havia outras provas, mas essa é a mais "concreta" e "mais forte".
"É apenas a ponta de um iceberg. O presidente Lula deve uma explicação ao país", afirmou Serra. E completou: "Lula falou que essa confusão era coisa eleitoreira, de caixa dois de eleição, que todo mundo fazia a mesma coisa. Está provado que houve desvio de dinheiro para o bolso de dirigentes partidários. Isso ficou claríssimo com os novos fatos da CPI".
O prefeito paulistano e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, participaram do 7º Encontro Regional de Gestão Pública e Políticas Sociais, organizado pelo Instituto Teotônio Vilela, em Teresina. Serra falou para uma platéia de mais 800 pessoas.
Durante o discurso, Serra afirmou que Lula "privatizou o governo", que passou a ser usado em benefício do Partido dos Trabalhadores. "O governo do PT criticava muito as privatizações de empresa na época do Fernando Henrique Cardoso. Ao chegar ao governo, manteve as privatizações. E foi adiante: privatizaram o próprio governo para servir a um partido", afirmou.
Na opinião do prefeito tucano, ao conquistar a Presidência da República, Lula e o Partido dos Trabalhadores instalaram no Brasil a pior forma de gestão pública: a "privatização do Estado".
"Ganharam as eleições, não para transformar o país, mas para curtir o poder", disse Serra. Ele avaliou que, caso o PSDB vença as eleições presidenciais de 2006, terá que "estatizar" o governo. "Utilizaram o governo em benefício de meia dúzia e do partido."
Serra afirmou, ainda durante o encontro em Teresina, que a gestão petista confunde política social com marketing e assistencialismo. "O Fome Zero é o programa criado pelo Duda Mendonça [marqueteiro responsável pela campanha presidencial de Lula]. Não existe Fome Zero."


Texto Anterior: Elio Gaspari - Eremildo quer ser avaliador no MEC
Próximo Texto: Alckmin diz que FHC é a melhor opção para SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.