UOL

São Paulo, sábado, 06 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Liga árabe aceita encontro

DO ENVIADO ESPECIAL A BEIRUTE

O secretário-geral da Liga dos Estados Árabes, Amr Mussa, disse ao governo brasileiro que aceita o convite para participar de um amplo encontro de cúpula entre os países árabes e sul-americanos, a ser realizado no Brasil, provavelmente em agosto ou setembro do ano que vem.
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, disse ontem que teve um encontro com Mussa no qual ambos trataram do assunto.
A Liga dos Estados Árabes é composta por 22 países, cinco dos quais Lula está visitando em um giro de nove dias pela região. A concordância dessa entidade com a cúpula é fundamental para que o encontro possa ter sucesso.
Ontem, em Beirute, Lula mencionou em um de seus discursos que a proposta teve boa acolhida do Líbano: ""Propus a realização da Cúpula América do Sul - Países Árabes, no Brasil, em 2004. Sou grato pelo apoio e receptividade que encontrei por parte das autoridades libanesas para com essa iniciativa".
O objetivo do petista para a política externa brasileira foi definido no início de seu governo. Há interesse em privilegiar o contato com três regiões do planeta: América Latina, África e mundo árabe.
A estratégia é comercial, mas também política. ""Queremos intensificar os vínculos e relançar o diálogo com o mundo árabe, não só para melhorar nosso comércio e fluxo de investimentos, mas também -e sobretudo- para que possamos juntar nossas forças na esfera internacional", disse Lula na Assembléia Nacional. (FR)


Texto Anterior: Amorim diz que Lula não muda discurso
Próximo Texto: Caso Santo André: Amigo mandou matar Daniel, diz Promotoria
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.