São Paulo, quarta-feira, 07 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Religiosos são feitos reféns

DA AGÊNCIA FOLHA

O CIR (Conselho Indigenista de Roraima) afirma que, nos protestos de ontem, dois padres e um missionário foram espancados e feitos reféns dentro da reserva Raposa/Serra do Sol.
O grupo, de cerca de 200 pessoas, seria formado por fazendeiros e indígenas contrários à homologação da área. Segundo o secretário jurídico do CIR, Júlio de José Souza, o grupo invadiu durante a madrugada a sede da missão indígena do Surumu, localizada dentro da reserva Raposa/Serra Sol. De acordo com Souza, os padres Cézar Avellaneda e Ronildo Pinto França e o missionário Juan Carlos Martinez foram espancados pelo grupo e permaneciam, até o início da tarde, amarrados em estacas ao sol.
A Polícia Federal enviou uma equipe ao local e, até o início da noite de ontem, não havia confirmado a acusação. Em nota, o Cimi (Conselho Indigenista Missionário) diz que "esse fato violento revela o desassossego de setores agressivamente antiindígenas diante da anunciada homologação da reserva". A Agência Folha não conseguiu contato com fazendeiros da área.
A direção do conselho afirmou que espera do governo federal, no prazo mais curto possível, a liberação e a garantia de integridade dos dois padres e do missionário feitos reféns na reserva.
(JOSÉ EDUARDO RONDON)


Texto Anterior: Questão indígena: Fazendeiros e índios fecham estradas e "isolam" Boa Vista
Próximo Texto: D. Tomás teme reação em cadeia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.