São Paulo, quinta-feira, 07 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sistema digital alcança apenas três capitais

DA REPORTAGEM LOCAL

Criada no fim de 2007 pelo governo Lula para servir como rede pública, a TV Brasil pretende alcançar, em sistema digital, 60% do território nacional nos próximos sete anos.
Atualmente, o sistema digital da emissora alcança só as cidades de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Brasília. Neste ano, o sinal digital vai ser ampliado para Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG).
Segundo o diretor jurídico da EBC, Luís Henrique Martins dos Anjos, o plano de expansão inclui chegar a todas as cidades com mais de 100 mil habitantes até 2016 -quando o sistema analógico deverá ser desligado, conforme o decreto da TV digital.
Pesquisa Datafolha encomendada pela EBC em agosto mostrou que a TV Brasil ainda é majoritariamente vista (64%) em casa por quem tem antena parabólica ou TV por assinatura. O mesmo levantamento mostrou que um terço da população conhece a emissora.
Na TV analógica, a TV Brasil funciona por meio de convênio com canais educativos locais ou com TVs de universidades federais. O Rio Grande do Sul é o único Estado em que ainda não há parceria, apesar de uma universidade local estar produzindo conteúdo jornalístico.
Uma das principais críticas feitas à TV Brasil se refere à baixa audiência da emissora, que estaria na zona do "traço".


Texto Anterior: Yeda rejeita a TV Brasil, de graça, e paga para ter Cultura
Próximo Texto: Mato Grosso: Promotoria quer reduzir ganhos de R$ 75 mil de membro do TCE
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.