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PROPAGANDA
Órgãos estatais gastam R$ 300 mil com anúncio em revista dos EUA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Encarte publicado na última edição da revista americana "Foreign Affairs" com
elogios ao presidente Luiz
Inácio Lula da Silva e à ministra Dilma Rousseff (Casa
Civil) custou R$ 303 mil para
dois órgãos. O BNDES investiu R$ 180 mil na edição e a
Embratur, R$ 123 mil. O governo nega que tenha orientado os órgãos a patrocinarem o anúncio, que cita em
um dos textos a candidatura
de Dilma às eleições presidenciais de 2010.
A Petrobras também
anunciou no encarte, mas a
empresa se recusou a informar o valor pago. A propaganda da Petrobras ocupa
uma página do anúncio, nos
mesmos moldes da publicada pelo BNDES. As três empresas admitiram à Folha
que decidiram anunciar na
revista depois que foram
procuradas pela publicação e
não porque estavam em busca de veículos para divulgar
suas marcas.
A revista informou que
trabalha em parceria com a
empresa Strategicmedia que
elaborou o encarte e não divulgou o valor recebido. Disse apenas que o trabalho foi
feito como nos demais países, quando se busca parceiros para bancar a publicação.
A CGU (Controladoria Geral da União) disse que não
vê problemas no fato de a
Embratur ter desembolsado
R$ 123 mil para publicar um
anúncio e uma entrevista da
sua presidente, ilustrada
com foto. "Parece natural, e
até desejável, que a Embratur compre espaço publicitário em publicações estrangeiras para promover o Brasil no exterior", informou.
A Embratur afirmou que
foi procurada pela publicação e que considerou que o
anúncio seria uma forma de
atrair investimentos e turistas. O BNDES disse que foi
um anúncio institucional e
que decidiu pelo investimento por ser uma revista
que "divulga o Brasil".
A Petrobras disse que não
divulga os valores dos seus
contratos. O Planalto informou que não se trata de publicidade, o que é proibido
pela Constituição, mas de reportagem sobre o Brasil.
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