São Paulo, sábado, 07 de fevereiro de 2009

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PROPAGANDA

Órgãos estatais gastam R$ 300 mil com anúncio em revista dos EUA

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Encarte publicado na última edição da revista americana "Foreign Affairs" com elogios ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) custou R$ 303 mil para dois órgãos. O BNDES investiu R$ 180 mil na edição e a Embratur, R$ 123 mil. O governo nega que tenha orientado os órgãos a patrocinarem o anúncio, que cita em um dos textos a candidatura de Dilma às eleições presidenciais de 2010.
A Petrobras também anunciou no encarte, mas a empresa se recusou a informar o valor pago. A propaganda da Petrobras ocupa uma página do anúncio, nos mesmos moldes da publicada pelo BNDES. As três empresas admitiram à Folha que decidiram anunciar na revista depois que foram procuradas pela publicação e não porque estavam em busca de veículos para divulgar suas marcas.
A revista informou que trabalha em parceria com a empresa Strategicmedia que elaborou o encarte e não divulgou o valor recebido. Disse apenas que o trabalho foi feito como nos demais países, quando se busca parceiros para bancar a publicação.
A CGU (Controladoria Geral da União) disse que não vê problemas no fato de a Embratur ter desembolsado R$ 123 mil para publicar um anúncio e uma entrevista da sua presidente, ilustrada com foto. "Parece natural, e até desejável, que a Embratur compre espaço publicitário em publicações estrangeiras para promover o Brasil no exterior", informou.
A Embratur afirmou que foi procurada pela publicação e que considerou que o anúncio seria uma forma de atrair investimentos e turistas. O BNDES disse que foi um anúncio institucional e que decidiu pelo investimento por ser uma revista que "divulga o Brasil".
A Petrobras disse que não divulga os valores dos seus contratos. O Planalto informou que não se trata de publicidade, o que é proibido pela Constituição, mas de reportagem sobre o Brasil.


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