São Paulo, sábado, 07 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Índice

SEM-TERRA

Jornalista da Folha lança hoje livro sobre MST

MAURICIO PULS
DA REDAÇÃO

O jornalista Eduardo Scolese lança hoje às 16h, na Livraria Cultura de Brasília, o livro "Pioneiros do MST", sobre a trajetória de 14 fundadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, cujo destino era ignorado até pela direção do grupo.
O livro começou a se delinear em 2003, quando Scolese se deparou com um exemplar do "Jornal Sem Terra" de 1985 com os nomes da primeira Direção Nacional do movimento. Ele guardou a relação e começou a procurar os 20 ex-líderes do MST.
Após três anos de buscas, localizou 15 sobreviventes -dos quais só 1 não aceitou contar a sua história. Ao todo, Scolese percorreu 11 mil km ao lado do fotógrafo Sérgio Lima para entrevistá-los.
Os relatos mostram os custos humanos da militância (ameaças, doenças, conflitos familiares) e suas pequenas conquistas (um lote, um caminhão, um computador). O livro reserva muitas surpresas: quem sabia que um dos dirigentes do MST foi guarda noturno da casa de José Serra? E que outro ganhou na Loteria Esportiva?


Texto Anterior: Direitos humanos: OAB critica o parecer da AGU sobre tortura durante ditadura
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.