São Paulo, domingo, 07 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Requião viaja para se lançar ao Planalto

Sem maioria no PMDB, governador do PR tenta alavancar candidatura própria

Peemedebistas avessos à aliança com PT acreditam que ideia pode ganhar força se Temer não for escolhido como vice na chapa de Dilma

ESTELITA HASS CARAZZAI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA
RODRIGO VIZEU
DA AGÊNCIA FOLHA

Com o apoio de apenas sete dos 27 diretórios estaduais do PMDB e menosprezada pela cúpula do partido, a corrente que defende a candidatura própria do PMDB à Presidência, promete continuar viajando pelo país para propagandear o nome do governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB).
Requião já foi a Mato Grosso do Sul, Piauí, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, e diz que a base do partido está empolgada com a proposta. A agenda das próximas semanas - ainda não foi confirmada- deve priorizar Estados do Norte e do Nordeste.
Para a candidatura ganhar fôlego, os entusiastas de Requião apostam na possibilidade de Michel Temer (PMDB) não ser escolhido como vice da candidatura presidencial de Dilma Rousseff (PT), o que inflamaria as hostes peemedebistas e as traria para o seu lado.
Ao lado do governador, estão líderes insatisfeitos com a aliança com o PT, como Pedro Simon (RS) e Luiz Henrique (SC), assim como os peemedebistas interessados em desestabilizar o PMDB governista, como Orestes Quércia (SP) e André Puccinelli (MS).
Os sete diretórios que apoiam a candidatura própria garantem, no máximo, 35% dos votos na convenção do partido, que define seu posicionamento eleitoral em junho.
Mas o senador Simon é otimista. "Eles podem cooptar os deputados, mas na convenção tem muitos delegados do interior que vêm com paixão pela candidatura própria."
Entusiasta da candidatura de Lula em 2002 e 2006, Requião tem criticado o governo. Ele defende uma proposta desenvolvimentista, de valorização do trabalho e sem especulação financeira, que deixe de fazer do Brasil "uma China fornecedora de matéria-prima".


Texto Anterior: Reeleição de Temer reforça chapa com PT
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.