São Paulo, domingo, 07 de março de 2004

Texto Anterior | Índice

Pintor espanhol foi o precursor do cubismo

DA REDAÇÃO

O espanhol Pablo Ruiz y Picasso (1881-1973) foi pintor, desenhista, ceramista, gravurista, escultor, cenógrafo, figurinista, escritor e dramaturgo. Na pintura, sua principal habilidade, foi o criador do cubismo.
Sua obra "Les Demoiselles d'Avignon", de 1907, foi a precursora desse estilo, que levou ao extremo o dinamismo da pintura, conseguindo criar na tela um aspecto tridimensional. O artista transitou ainda por diversos movimentos e, obcecado pela criação, fez mais de 30 mil obras.
Outro de seus mais importantes trabalhos é "Guernica", um enorme painel de 349 cm x 776 cm. A obra foi encomendada pelo governo republicano espanhol, quando o país passava pela Guerra Civil (1936-1939). Logo depois do pedido, em 1937, a cidade basca de Guernica foi bombardeada por forças alemãs aliadas do general Francisco Franco e acabou sendo o tema para um dos mais contundentes manifestos artísticos contra a guerra.
Atualmente com uma mostra em São Paulo sobre de seu trabalho, Picasso é considerado o mais importante artista do século 20.


Texto Anterior: Decoração burocrata: INSS encontra por acaso obra de Picasso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.