UOL

São Paulo, segunda-feira, 07 de abril de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Novas forças
Após o término da guerra de George W. Bush no Iraque, Lula pretende promover uma reunião de cúpula no Brasil com países emergentes como Rússia, China, Índia e África do Sul.

No atacado
Dois são os objetivos de Lula ao convidar os líderes de países emergentes para uma reunião no Brasil. Além de tentar ampliar as relações comerciais, o petista quer firmar um pacto a fim de negociar em bloco com Estados Unidos e Europa a derrubada de barreiras de mercado.

Tática do sopro
ACM pretende "empurrar com a barriga" seu depoimento no Conselho de Ética. O senador admite usar licenças médicas e problemas pessoais para não depor tão cedo. Sua avaliação é que o caso dos grampos tende a esfriar com o passar do tempo.

Laços antigos
Mesmo podendo ser cassado, ACM emplacou um aliado, o ex-deputado Eujácio Simões (PL), no comando do DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte) na BA.

Pulga atrás da orelha
Moema Gramacho, líder do PT na Assembléia da BA, vai enviar ofício à direção nacional do partido. Ela está preocupada com a ação de bastidores de petistas que estariam facilitando a vida de ACM no Conselho de Ética. "Quero saber a posição oficial do PT sobre o assunto."

Fantasmas
O prédio onde funcionou o comitê central da campanha presidencial de José Serra (PSDB), em Brasília, está sendo demolido. Os tucanos diziam que o prédio era mal-assombrado.

Prateleira vazia
Falta leite especial para 71 crianças portadoras de fenilcetonúria no Paraná. Segundo a assessoria do governador Roberto Requião (PMDB), o produto, importado da Alemanha, será distribuído novamente até o final do mês. A falta do leite, diz, é culpa do governo anterior.

Disputa retórica
Adesivos distribuídos por pefelistas no Piauí após a divulgação de que Fernandinho Beira-Mar poderia ir para o Estado: "Refinaria sim, bandidos não". Contra-ataque do PT: " O PFL é contra a livre concorrência".

Fora dos padrões
João Paulo (Câmara) arquivou pedido de CPI do Judiciário protocolado pelos petistas Doutor Rosinha e João Alfredo. Alegou que não havia assinaturas de apoio em número suficiente. As registradas por pelo menos 20 "deputados" não teriam batido com as que constam no banco de dados da Casa.

Interesse de classe
João Paulo sofreu forte pressão de ministros de tribunais superiores para arquivar o pedido de CPI do Judiciário. Marco Aurélio de Mello, presidente do STF, por exemplo, já falou do assunto com o petista por pelo menos duas vezes.

Autodidata
Ramez Tebet (PMDB-MS), ex-presidente do Senado, comprou uma coleção de livros de economia. Quer se preparar para comandar as sessões da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, da qual é presidente.

Preparativos
Dois nomes são cotados no PT paulista para ser o vice de Marta Suplicy na campanha de reeleição em São Paulo: Rui Falcão, secretário de Governo da prefeita paulistana, e José Genoino, o presidente nacional do partido.

Bola de cristal
Petistas que tentam convencer José Genoino (PT) a ser o vice de Marta na campanha em 2004 usam o seguinte argumento: se for eleita, a petista vai se tornar uma forte candidata do partido ao governo do Estado. E, então, Genoino acabaria assumindo a prefeitura paulistana em 2006.

TIROTEIO

Do deputado federal Alberto Goldman (PSDB-SP), sobre o aumento do salário mínimo para R$ 240:
- Na oposição, o PT é Paulo Paim [referindo-se ao parlamentar petista cuja bandeira sempre foi a do salário mínimo de US$ 100]. No governo, é Caim.

CONTRAPONTO

Lembrança de Brasília

Anthony Garotinho, candidato derrotado do PSB na eleição presidencial, e Miguel Arraes, presidente do partido, foram almoçar na última terça-feira com o ministro José Dirceu (Casa Civil), no Palácio do Planalto.
No cardápio, a tentativa de pacificar a relação entre o ex-governador e o Planalto, abalada pela oposição do PT ao governo de sua mulher, Rosinha Matheus (PSB-RJ). Além disso, Garotinho reclama por não ter nenhum cargo no governo Lula.
Quando deixavam o Planalto, Garotinho e Arraes encontraram Frei Betto, assessor especial de Lula. Os três conversaram por alguns minutos e Frei Betto os presenteou com broches do Fome Zero. Assim que o frei foi embora, Arraes virou-se para Garotinho e provocou:
- Agora que você recebeu esse broche, vê se para de reclamar para mim que nunca ganhou nada do governo!



Próximo Texto: Funcionalismo: Lula estuda reajuste de 1%; servidores ameaçam parar
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.