São Paulo, sexta-feira, 07 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Depoimento revela linha de apuração

MARTA SALOMON
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Ao tentar tomar anteontem o depoimento do ex-assessor especial do ex-ministro Antonio Palocci Marcelo Netto, investigado por participação no vazamento dos extratos do caseiro, o delegado da Polícia Federal Rodrigo Carneiro Gomes questionou se foi feita proposta para que empregados da Caixa assumissem responsabilidade pela quebra do sigilo.
Netto permaneceu em silêncio, mas as perguntas que foram feitas ao ex-assessor ficaram registradas entre os documentos do inquérito. O delegado também perguntou ao ex-assessor se o ex-ministro "solicitou ou pressionou" para que fossem tomadas providências administrativas junto ao Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), Receita Federal, Polícia Federal ou outros órgãos de investigação "ou se contratou detetive".
O depoimento do secretário de Direito Econômico do Ministério da Justiça, Daniel Goldberg, deixa claro que Palocci abordou autoridades sobre a possibilidade de a Polícia Federal entrar no caso na mesma noite em que o caseiro teve o sigilo bancário violado.
Segundo o relato feito por Goldberg, na noite de 16 de março, quando ex-presidente da Caixa Econômica Federal Jorge Mattoso entregou a Palocci os extratos bancários, o ex-ministro estava "contente, entusiasmado" com as informações de uma suposta reportagem em apuração pelo jornal "O Globo" de que o caseiro teria recebido cerca de R$ 40 mil para testemunhar contra ele.
A Marcelo Netto o delegado perguntou sobre uma suposta discussão entre Mattoso e Palocci sobre "as conseqüências da divulgação dos extratos do sr. Francenildo". E ainda se "presenciou ou escutou" discussão entre Palocci e o ministro Marcio Thomaz Bastos (Justiça) quanto às repercussões da quebra do sigilo bancário.
Marcelo Netto se comprometeu a responder à PF depois que tivesse acesso a detalhes do inquérito. Ontem, o advogado Eduardo Toledo disse que a data do depoimento não estava marcada.


Texto Anterior: Crise no governo/Violação de sigilo: Palocci age para evitar acareação na PF
Próximo Texto: Bastos se antecipa ao Congresso e diz que vai prestar esclarecimentos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.