São Paulo, segunda-feira, 07 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Briga em sala de aula se resolve após conversa

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma discussão em sala de aula em São Caetano do Sul (SP) terminou com uma professora de 45 anos prensada na lousa, sob o punho cerrado de um aluno de 17 anos.
A agressão foi registrada em boletim de ocorrência, o que acirrou ainda mais os ânimos. "Os alunos compraram a briga e eu me sentia cada vez mais assustada. Ao caminhar até a escola, olhava para trás, apreensiva", afirma Laura (nome fictício).
A professora e aluno do primeiro ano do ensino médio foram convidados pela escola a participar de um círculo restaurativo. "Não sabia o que era, mas aceitei porque a situação estava muito tensa, algo precisava ser feito."
No dia marcado, dois professores, a coordenadora de ensino e dois membros da Justiça Restaurativa ouviram os relatos dos envolvidos. "Fomos esmiuçando cada detalhe até que pedimos desculpas um para o outro."
No encontro, os dois foram convidados a executar uma atividade em conjunto -confecção de cartazes sobre cidadania. "A idéia é a escola resolver seus conflitos, não com punição, mas juntando os envolvidos para que cheguem a um acordo", diz o juiz da Infância e Juventude Eduardo Rezende Melo.


Texto Anterior: Sociólogo defende encontro de vítima e algoz
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.