São Paulo, segunda-feira, 07 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Vai faltar rico?

Até o ano que vem, deu o portal da Globo em manchete, São Paulo ganha mais três shoppings de luxo, todos "vizinhos" da Daslu. "As classes A e B de consumo perdem espaço", no sentido de verem reduzida sua proporção no país, segundo pesquisa Cetelem, "mas não a pose". Para especialistas, "tantos shoppings para alta renda pode deixar alguns a ver navios". Por "descasamento de timing e questão cultural", a classe C em explosão não deve ter nada em São Paulo, ao menos por enquanto. Só "para o futuro".

CLASSE MÉDIA NORDESTINA

O "Financial Times" de sábado deu duas longas reportagens sobre o Nordeste, com destaque para um prédio em construção em Salvador, "o mais alto e caro na cidade", a ser visto a 40 km. Será "um símbolo de que a cidade está pronta para entrar no palco internacional". Um quarto será vendido no exterior, mas não por falta de demanda, pelo contrário, há uma "classe média emergente" e sedenta. Segundo Liz Gill, enviada do jornal, "o Nordeste está no limiar de uma explosão de desenvolvimento".

DE DAR MEDO
Já o também britânico "Independent" deu sábado um relato de turista de dois momentos de "medo", no Rio e em Salvador. Este pior, com chantagem que começou com pedido de cigarro e terminou em ameaça com faca.

E TEM AS ENCHENTES
E no topo das buscas por Google e Yahoo, sábado, as "enchentes no Nordeste". Ontem no UOL, só abaixo do futebol, "Chuva deixa 11 mil famílias desabrigadas no Piauí", "10% das cidades inundadas no Maranhão" etc.

PERIFERIA É PERIFERIA

Em destaque no especial sobre Martin Luther King no "FT", com tradução no UOL, o enunciado de que, após 40 anos, "Pobres da América são forçados à periferia". Para reverendo seguidor de King, agora "a pobreza está cada vez mais escondida", em "enclaves", também nos EUA. "Agora a revolta é silenciosa", atrás da "cerca".

BOLSA VERDE

Alberto Cesar Araujo/nytimes.com


Alexei Barrionuevo voltou a escrever no "New York Times" no domingo, com longa reportagem traduzida no UOL sobre a "busca de um papel" pelos povos da floresta na negociação de acordos sobre o aquecimento. Focou uma conferência em Manaus que reuniu líderes de onze países e até "observadores da Indonésia e do Congo", para organizar demandas e ação.
No topo da busca de Brasil no Yahoo, ontem, a ministra Marina Silva anunciou uma bolsa aos moradores que ajudam a preservar a floresta, por "eco-serviços".

PROTEÇÃO EUROPÉIA
Após críticas de imprensa aos subsídios a biocombustíveis nos EUA e até no Brasil, representantes do setor na Europa avisaram ao "FT" que vão exigir tarifas "antidumping" sobre a importação de biodiesel dos EUA. Do Brasil, por enquanto, não.

ÁFRICA E A INFLAÇÃO
Mais do "FT", que deu em manchete que a África "entrou na disputa" por arroz contra Filipinas e outros e fez o preço "saltar" 50% em duas semanas. Artigo na edição partiu da notícia para afirmar que "governos não podem mais ignorar a fome".

AMOR POR UM ESTRANHO

Todd Heisler/nytimes.com
Szot como Emile de Becque, o protagonista de "South Pacific"


Sexta na primeira página e ontem em longo perfil-entrevista, o "NYT" relacionou "a paixão por um estrangeiro" no enredo do musical "South Pacific", clássico que estreou em remontagem quinta-feira na Broadway, com a súbita paixão da cidade por um ator e cantor "estranho", até "anônimo". A saber, o brasileiro Paulo Szot, em seu primeiro papel num musical.


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Eleições: Ivan Valente é pré-candidato à prefeitura de SP
Próximo Texto: Entrevista da 2ª/Antônio Fonseca: "Se nada for feito, febre amarela urbana deve voltar"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.